BNews Pet

Por que os cachorros ficam grudados após o sexo? Veterinário explica

Pixabay
Durante a relação sexual, os cachorros tendem a ter esse comportamento inusitado  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 19/04/2023, às 06h00   Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Todo tutor de cachorro já deve ter se deparado com uma situação um tanto inusitada depois que seu bicho cruza com uma fêmea da mesma espécie. Após o acasalamento, esses animais ficam um tempo “grudados” pelas partes íntimas. Mas por que isso acontece? É algum problema? O tutor precisa interferir?

Em conversa com o BNews Pet, o médico-veterinário Fernando Oliveira explicou que a situação é normal. De acordo com o especialista, após a penetração, um órgão presente apenas nos machos, chamado de bulbus glandis, se enche de sangue e aumenta o volume. Ou seja, o inchaço do bulbus glandis e a anatomia da fêmea, naturalmente adaptada para o ato, permitem que a fecundação é possível.

“Após a penetração, o bulbo (glândula) dilata e fica dentro da cérvix, e na vagina na cadela ele fica preso. A cérvix é um anel, mais resistente e cartilaginoso que segura o bulbo”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, o sêmen do cachorro é ralo e com baixa contagem de espermatozoides, e o grude serve para minimizar a perda de espermas. “O cão tem uma ejaculação lenta, é muita fracionada, diferentemente da ejaculação de um cavalo, de um boi, de um elefante. Então, para que aquele cão tenha certeza que ele vai ser o pai da ninhada, ele fica preso e naquele tempo em que ele está preso, ele está ejaculando ", continuou Fernando.

DURAÇÃO DO "GRUDE"
O médico-veterinário acrescentou ainda que esse “grude” entre cachorros não tem um tempo definido, e os tutores não devem se preocupar. Além disso, apenas o macho pode finalizar esse acasalamento.

Reprodução/Diário de Biologia

Fernando reforçou que acasalamento acontecendo de forma natural, não é necessária uma intervenção de tutores, na intenção de separar os animais, pois podem machucar os animais. Ou seja, nada de preocupação! O ideal é esperar a separação entre os cachorros, no tempo deles.

POSSÍVEIS DOENÇAS
Assim como os humanos, as relações sexuais podem meio de transmissões de doenças, como toxoplasmose, leishmaniose, brucelose, leptospirose e TVT. “Várias doenças podem ser transmitidas. Principalmente, a neoplasia, é transmitida de cão para cão. Ela tem uma transmissão sexual que se chama TVT (Tumor Venéreo Transmissível)”, alertou.

E acrescentou: “Esse tumor cresce na base do pênis ou na base da vagina. Enquanto ocorre o acasalamento de um animal sadio com um animal doente, fragmentos desse tumor se soltam, aderindo ao órgão sadio”, explicou.

Ou seja, nada de deixar seu pet, que não é castrado, solto por aí na época do cio. Aliás, a castração pode evitar várias doenças.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp