BNews Pet

Posso fazer carinho em capivara? Saiba o que fazer quando encontrar esse animal

falco por Pixabay
Prefeito dá bronca em homem que fez carinho em capivara  |   Bnews - Divulgação falco por Pixabay

Publicado em 23/03/2023, às 13h42   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Está se tornando cada vez mais frequente encontrar capivaras nas estradas ou nas ruas. Um caso recente em Curitiba ilustrou a situação e viralizou depois que o prefeito Rafael Greca (PSD) deu bronca em um homem que resolveu acariciar um desses animais. Um especialista explicou a gravidade da situação.

As capivaras podem ser muito encantadoras para muita gente, mas são animais selvagens e não devem ser manuseados por pessoas que não compreendem o comportamento delas. No caso de Curitida, um homem se filmou enquanto fazia carinhos em uma capivara. Tendo conhecimento do caso através de uma publicação do Facebook, o prefeito comentou repudiando a situação.

Posso fazer carinho em uma capivara? Saiba o que fazer quando encontrar esse animal

Esses animais são conhecidos como os maiores roedores do mundo, podendo pesar até 90 kg. Apesar de terem comportamento dócil, o biólogo e professor de Ciências do Colégio Marista Paranaense, Moisés Serejo, explicou que elas "são animais selvagens e sempre vão defender seus filhotes. Se aproximar de um bando ou de uma delas pode ser percebido como um ataque".

Além disso, as capivaras, assim como todo animal selvagem, podem transmitir doenças para os humanos. Então, o ideal, segundo o biólogo, é observá-las de longe, nunca alimentá-las e, no máximo, tirar fotografias.

Ao BNews, o analista ambiental e superintendente estadual substituto do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Alberto Santana, disse que, se uma pessoa encontrar um animal selvagem na estrada, ela deve "tentar afugentá-lo para evitar que ele seja atropelado, para que ele retorne ao seu convívio, no lugar mais específico, seja aaatinga, mata atlântica e cerrado".

Contudo, se o animal estiver ferido ou debilitado, as coisas mudam de figura.

"Se a rodovia for pedagiada, deve-se ligar imediatamente para a concessionária para que ela faça o resgate e o encaminhe para uma clínica veterinária, para que, posteriormente, ele ser conduzido para um centro de triagem de animais silvestres, do Ibama ou Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], no caso, no estado da Bahia", disse ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp