BNews Pet

Posso usar absorvente feito para humano em cadelas? Especialista explica

Renato Laky por Pixabay
Em entrevista ao BNews Pet, o médico-veterinário Fernando Oliveira esclareceu o uso de absorvente feitos para humano em cadelas  |   Bnews - Divulgação Renato Laky por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 25/10/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Existem muitas dúvidas entre os tutores de animais sobre o período do cio de uma cadela. Uma delas é saber se o uso de absorventes feito para humanos é permitido nesta fase. Em entrevista ao BNews Pet, o médico-veterinário Fernando Oliveira esclareceu que o uso é permitido, desde que o tutor ou a tutora adotem algumas medidas.

“Pode usar o absorvente, só tomando cuidado com a troca. Como a cadela menstrua e urina, se você mantém um absorvente e não troca, ele pode acumular urina, e aí pode causar algum processo infeccioso. Então, se você vai usar o absorvente em uma cadela no período do cio, ou até em outra fase, pelo menos, três vezes ao dia trocar o absorvente”, disse o médico.

Ainda de acordo com o veterinário, o uso do absorvente no animal vai exigir um pouco de paciência do tutor. “A cadela vai ter que se adaptar a isso, assim como se usa fraldas em machos, depende de adaptação. Então, uma vez colocado aquilo fixo nela, ela vai ficar desconfortável”, acrescentou.

Ainda de acordo com o especialista, esta é uma fase em que a cadela pode apresentar alguns comportamentos atípicos por causa da “loucura dos hormônios” durante o ciclo. “O corpo da fêmea é similar ao da mulher, o útero da cadela é similar ao da mulher. Ele se prepara para a fixação do embrião. Então, ela tende a ficar, nesse período, um pouco arredia. Tem cadelas que mudam o temperamento, podem até morder, porque estão muito excitadas pelos hormônios”, explicou.

Mas como eu, tutor, como devo agir nesse processo?

O médico-veterinário também apontou cuidados que o tutor pode adotar para amenizar a situação desconfortável que o animal enfrenta. “Se é um animal que mora em apartamento, em um ambiente mais reduzido, tende a ter essa sujeira, por esse gotejamento. Então é importante que, o tutor, faça uma higiene, no mínimo uma vez por dia da cadela e do ambiente”, alertou.

Para o tutor que ainda não castrou o animal, o veterinário fez um alerta importante, caso deseje evitar uma gravidez indesejada. “Os cuidados que eles devem ter, é que, a partir do nono dia que o sangramento começou, é o período que a fêmea aceita a "monta", aceita o acasalamento. Então, tem momentos que, até o 13° ou 15° dia, ainda aceita, e aceita com possibilidade de gestacional”, concluiu.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp