BNews Pet

Prefeitura é acusada de "farsa" em operação na colônia de gatos em Piatã; Secis esclarece situação

Reprodução/YouTube BNews TV
Voluntários acusam prefeitura de descumprir acordo e destruir casas onde gatos moravam antes do resgate de todos os animais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube BNews TV

Publicado em 03/04/2024, às 12h10 - Atualizado em 04/04/2024, às 08h50   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Sob o comando de Marcelle Moraes, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) é acusada de promover uma "farsa" na operação realizada na terça-feira (2) para remover os gatos que formavam a colônia localizada no bairro de Piatã, em Salvador.

De acordo com a denúncia, o cercamento do local, promovido por outra secretaria - de Manutenção da Cidade (Seman) - envolvida na operação, teria assustado alguns gatos que viviam nas casinhas devido ao barulho. Com isso, os animais teriam fugido para se proteger.

"O cenário foi montado para receber a imprensa", afirma ao BNews Tiago Piñeiro Martins, morador de Piatã e voluntário na colônia. Em vídeos gravados por Tiago, gatos aparecem circulando pela área. Segundo ele, são alguns dos animais que teriam fugido em meio ao barulho das obras.

Em uma reunião na última quinta-feira (27) com os voluntários da colônia, a Secis teria prometido não retirar as casinhas até que todos os gatos fossem resgatados. No entanto, segundo o voluntário, na operação realizada ontem, das sete estruturas que existiam na colônia, a Secis determinou a destruição de quase todas elas - seis. Marcelle Moraes teria, segundo ele afirma, denominado de "lixo" o material que formava a colônia no momento de sua retirada.

"Como você diz que o trabalho de voluntários que reaproveitaram caixas de transporte quebradas e casinhas é lixo? Como uma secretária de sustensabilidade diz isso? E depois ela fez uma denúncia gravíssima, dizendo que havia pneus com focos de dengue. Esses pneus, na verdade, estavam enterrados para deixar plana a areia que sustentava as casinhas", adiciona Tiago.

Vídeos gravados pelo voluntário mostram um caminhão da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) recolhendo o material que seria das casinhas da colônia de gatos. "Mais uma ação desastrosa da Secis e da prefeitura. Olha o caos que a prefeitura vai causar a esses gatos", afirma o morador.

Segundo havia informado a Secis, os cerca de 250 animais serão realocados para a ONG Doce Lar, localizada no CIA-Aeroporto. Posteriormente, os felinos serão disponibilizados para adoção.

Em outra gravação, Sônia Barros, uma das voluntárias da colônia, aparece desesperada lamentado a destruição das casas. "Cheguei agora e fui buscar o almoço do pessoal que ajudava. Tiraram todas as casinhas dos bichinhos. Vai chover e eu não sei como vai ser. Estou triste e desesperada, isso é crueldade, não se faz. Levaram as casas compradas com muito sacrifício", diz aos prantos, em vídeo gravado.

Outro lado

À reportagem, a secretária Marcelle Moraes esclareceu que removeu do local apenas entulho, possível foco para mosquito causador de dengue e outras doenças. Além disso, ela também informou que havia muito inseto no local, como baratas.

“Dona Sônia, por trabalhar a muitos anos na colônia, ficou um pouco nervosa ao ver as estruturas sendo removidas, mas ela entendeu que era o melhor a ser feito. As casinhas seguem com ela, o que foi removido foi entulho. Foram oito caminhões só de entulho”, disse a secretária.

Assista ao vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp