BNews Pet

Quer criar aves e cães juntos? Saiba como facilitar essa interação

Pixabay
Alguns tutores pretendem fazer com que seu doguinho conviva com aves  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 31/05/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos amantes de pets enfrentam um dilema quando pensam em criar espécies de animais diferentes. Na web, alguns internautas compartilham rotinas dos seus cães com gatinhos e mostram que os dois podem ser bem próximos. No entanto, existem tutores que pretendem fazer com que seu doguinho conviva com aves. Mas será que é possível?

Ao Bnews, o especialista em comportamento animal, Esaú Marlon, explicou o que pode dificultar, já que alguns cães têm o "instinto" de atacar as aves. Sabendo dessa possibilidade, o biólogo deu dicas de como tirar esse hábito do cachorro. "Crie uma rotina com seu cachorro, faça com que ele se acostume com a presença das aves no quintal ou no jardim. Desde filhote, é ideal que faça socialização com esses animais", disse.

Esaú Marlon explicou que, apesar das dificuldades, é possível o convívio entre as duas espécies: " Para essa relação ser harmônica, desde cedo o tutor deve promover o contato entre ambos. Além disso, o bem estar dos animais deve ser prioridade".

Ainda segundo o especialista, existem maneiras que facilitam essa interação entre o tutor e o pássaro. "Claro que quanto mais cedo começar essa amizade é melhor (animais filhote). Sabe-se que ao alimentar a ave, é possível amansá-la, o que melhora o aceite da manipulação pelo o tutor. Além disso, a presença do tutor durante o dia é de extrema importância. A comunicação, em tom de felicidade, também é importante nesse processo. Ao compartilhar o alimento com a ave, também aumenta essa relação", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp