BNews Pet

Sabão de coco: Posso usar essa alternativa para dar banho em meu cachorro ou gato? Especialista responde

Pixabay
O sabão de coco tende a ser mais neutro e tem um equilíbrio na hidratação da pele do animal  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 25/08/2022, às 06h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Cuidar de um animal de estimação demanda dinheiro. Um novo levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB) apontou que o gasto mensal do brasileiro com cachorros, por exemplo, foi, em média, de R$ 408,76 no ano passado – valor que representa um pouco mais de um terço do salário mínimo vigente, que é de R$ 1.212. Isso fez com que os tutores procurassem alternativas mais em conta na hora de cuidar de seus pets.

Uma medida mais barata – e que também é saudável – e que pode ser adotada é passar a utilizar o sabão de coco na hora de dar banho no animal de estimação. Em entrevista ao BNews Pet, o médico veterinário Fernando Oliveira afirmou que esse sabão tende a ser mais neutro e tem um equilíbrio na hidratação da pele e serve tanto para cão quanto para gato.

“Agora, existe o sabão de coco que serve para lavar prato, que são os detergentes, e o sabão de coco de uso dermatológico, que é para a pele e cabelo. Então, temos que ter essa atenção porque o sabão que se usa na limpeza pode agredir a pele do animal”, alertou o especialista.

Sobre a quantidade de vezes que o tutor pode dar banho em seu pet com sabão de coco, o médico veterinário disse: “O animal, seja gato ou seja cão, ele não tem essa necessidade de ficar tomando banho, salvo se houver uma sujeira ou alguma patologia de pele que precise da remoção do resíduo. Mas a rotina de banho ideal, com sabão de coco ou não, deve ser de pelo menos a cada 15 dias”.

Ele completou dizendo que esse sabão pode ser o primeiro a ser aplicado, para remover a oleosidade e pele morta, e, em seguida, pode ser aplicado o shampoo terapêutico. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp