BNews Pet

Saiba com qual idade os gatos podem ser considerados velhos

Divulgação
Gatos costumam ter suas habilidades prejudicadas com o envelhecimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 14/11/2024, às 10h48 - Atualizado às 11h04



Mesmo sendo difícil para os tutores, os bichos de estimação costumam chegar numa certa idade em que já podem ser considerados como sendo de 'terceira idade'. A situação não é diferente para os gatos, que costumam ter suas habilidades prejudicadas com o envelhecimento. 

Para compreender melhor com quantos anos o gato fica velho, é possível fazer uma relação entre a contagem dos anos dos gatos com a dos seres humanos. Mesmo não sendo uma conta muito precisa, estima-se que a idade de gato no primeiro ano de vida equivale a 15 anos de vida das pessoas.

Passado mais um ano, seria como se o felino estivesse com aproximadamente 24 anos de vida humana. Após isso, a cada ano felino acrescenta-se quatro anos humanos. Dessa forma, um pet com 10 anos teria o equivalente a mais ou menos 56 anos das pessoas. Aos 15 anos, ele seria um humano com 76 anos.

Dessa forma, fica mais fácil compreender com quantos anos o gato fica velho. Se um humano é considerado idoso aos 60 anos, por equivalência, o gato seria considerado como tal com aproximadamente 11 anos.

Geralmente, a expectativa de vida do gato é de 14 a 18 anos. Alguns, como os siameses, podem chegar facilmente aos 20 anos. Porém, se o pet não tem uma alimentação adequada para a espécie, sai para passear na rua sem a supervisão do tutor e não costuma ir ao veterinário, essa idade cai drasticamente.

Para manter a saúde dos felinos em dia, o tutor deve manter a vacinação em dia, além da vermifugação do gato e o controle de parasitas externos, como as pulgas. Ainda, é importante fazer a higiene do local onde ele vive e cuidar do enriquecimento ambiental.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp