BNews Pet

Saiba como descobrir se seu gato está com depressão e como tratar doença

Pexels
Gatos podem sofrer com depressão caso haja mudanças de rotina  |   Bnews - Divulgação Pexels

Publicado em 14/02/2023, às 18h00   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de serem conhecidos pelo desapego e independência emocional, os felinos também podem ficar depressivos. Para os tutores desses bichinhos, é importante saber quando a mudança de comportamento do seu pet pode ser perigosa a ponto de afeta a saúde mental dos bichanos.

A médica-veterinária e residente da Clínica Veterinária (Clivet) UNIFACS, Verena Marques, explicou que os gatinhos podem ficar depressivos caso enfrentem mudanças bruscas na rotina, como do local onde mora, chegada de um novo animal de estimação ou a separação de alguém ou algo.

"Entre os principais motivos da depressão nos felinos estão os estímulos estressantes como barulhos constantes e contatos conflitantes com humanos e outros animais da casa. Além disso, falta de atividades interativas entre tutor e animal e o distanciamento ou corte de vínculos afetivos com outros indivíduos (luto ou separação) também podem afetar o animal", alertou Verena.

A prevenção, segundo Verena, "se baseia no enriquecimento ambiental e cognitivo do paciente, reduzindo estresse e propiciando um ambiente seguro e confortável para o gato dentro de casa, tornando as interações com outros indivíduos da casa mais tranquilas".

Sintomas

Os tutores devem analiar o comportamento do seu animal. Apatia, dormir ou miar mais do que o normal, recusa de alimentos, urina e fezes em locais inapropriados e falta de apetite são principais sintomas que o felino pode estar depressivo.

Apesar das dicas ajudarem, Verena orientou os tutores a buscar um médico-veterinário antes de diagnosticar o animal.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp