BNews Pet

Mini gato selvagem pode ser o primeiro nômade conhecido

Ilustrativa / Pixabay
Pesquisadores estudam a origem do mini gato selvagem  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 09/05/2023, às 17h30


FacebookTwitterWhatsApp

Os mini gatos selvagens são felinos que podem facilmente serem confundidos com gatos normais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo “Journal of Arid Environments”, os mini gatos podem ser os primeiros nômades conhecidos. 

Com sua carinha e estatura pequena, esses animais podem encantar diversos gateiros, entretanto, o felino é conhecido por ser um exímio caçador, que come até cobras venenosas.

A espécie foi encontrada pela primeira vez em 1858, onde foi registrada por um soldado francês no norte do Saara. Mas somente há sete anos, foi fotografado na natureza. As informações que se tinham sobre a espécie eram escassas, mas após o estudo, as informações sobre esses animais se expandiram.

Na pesquisa, que já perdura por 4 anos, os envolvidos estudam os gatos-do-deserto, que são dificilmente encontrados na natureza, devido a sua camuflagem no ambiente desértico, e vasculham o local em que haviam registros da presença do animal.

Grégory Breton, diretor da organização Panthera, se juntou a pesquisadores dos Jardins Zoológicos de Rabat (Marrocos) e de Kölner (Alemanha), para realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre a origem desses felinos.

Durante suas pesquisas, o grupo descobriu que os gatos-do-deserto podem levar uma vida nômade, o que é inédito entre as espécies de gatos selvagens. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a população de mini gatos-do-deserto diminuiu com o passar dos anos, e os estudiosos tentam incentivar a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para se ater ao estado de conservação da espécie.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp