BNews Pet

Será que gatos reconhecem os nomes de outros felinos da casa e até dos donos? Veja o que diz o estudo

Imagem Será que gatos reconhecem os nomes de outros felinos da casa e até dos donos? Veja o que diz o estudo
Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2022, às 10h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez, cientistas descobriram que os felinos domesticados conseguem reconhecer o nome de seus donos. Até então, os estudiosos sabiam que somente os gatos entendiam os próprios nomes, mas permanecia um mistério se eles entendiam os nomes daqueles ao seu redor.

O estudo foi publicado dia 14 de abril na revista científica Scientific Reports. Na análise, os pesquisadores japoneses procuraram descobrir se os gatos conhecem os nomes de outros felinos e dos tutores.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, que reproduziu o estudo, no primeiro experimento, um total de 48 gatos foram recrutados (29 viviam em um café e 19 eram pets) e deviam observar a imagem de um gato conhecido por eles. Ao mesmo tempo, uma pessoa desconhecida diria o nome verdadeiro do felino representado na foto e outro nome completamente diferente.

As reações dos animais foram rastreadas para ver se apresentavam confusão, quando era dito o nome incorreto, e se ficavam olhando para a imagem por mais tempo, intrigados com a incompatibilidade. Isso, dizem os cientistas, citados pelo jornal britânico, seria um “sinal claro de que o gato sabe o nome real do animal retratado”.

“Os gatos domésticos prestaram atenção no monitor por mais tempo quando o nome errado foi chamado, indicando um ‘efeito de violação de expectativa’”, escrevem os pesquisadores no estudo.

Leia também
Morador de rua, vira-lata caramelo desbanca pit publl e engravida cadela; tutora não gostou da peripécia
Shih tzu ultrapassa grade e se depara com cães de grande porte; assista
Gata se insinua para cachorro e reação de cão diverte internautas; veja vídeo

O experimento foi então repetido, mas com fotos dos donos de 26 gatos recém-recrutados que participaram da segunda etapa da pesquisa japonesa. “Este estudo fornece evidências de que os gatos ligam o nome de um companheiro e o rosto correspondente sem treinamento explícito”, dizem os cientistas.

O reconhecimento foi mais efetivo com as imagens de felinos conhecidos do que com humanos, mas os pesquisadores estão confiantes de que os gatos têm alguma capacidade de aprender os nomes de seus donos.

“Descobrimos que os gatos reconhecem pelo menos o nome de um felino companheiro e possivelmente o nome de um membro da família humana. Pode-se perguntar que motivo os gatos têm para lembrar nomes. Uma explicação possível tem a ver com a concorrência. Por exemplo, um gato pode receber comida quando o dono chama seu nome, mas não quando chama o nome de outro animal. O fato de humanos provavelmente não competirem com gatos pode explicar a associação mais fraca”, explicam os pesquisadores.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp