BNews Pet

Universidade oferece triagem para a prevenção da obesidade dos pets

Светлана Бердник por Pixabay
Prevenção da obesidade dos animais é uma dos temas mais importantes no mundo dos pets  |   Bnews - Divulgação Светлана Бердник por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 24/03/2023, às 13h50


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos não sabem, mas os pets também podem ficar obesos, possuindo os mesmos riscos de saúde que um ser humano teria, caso estivesse acima do peso. A doença pode provocar problemas respiratórios, cardíacos, desenvolver diabetes no animal e diminuir sua expectativa de vida. Sabendo disso, uma das universidades de Salvador, a UNIFACS vai realizar a triagem 'Medidinha Certa' neste sábado (25) para cuidados acerca do assunto. A ação vai acontecer na Clivet, na Avenida Jorge Amado, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.


Os atendimentos terão orientação verbal e escrita para tutores, com informações sobre alimentação saudável e segura. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h. Durante a ação, serão oferecidos vouchers de desconto para consultas, caso o tutor deseje um acompanhamento mais aprofundado. 


A coordenadora da Clivet UNIFACS, professora Simone Freitas diz que a ação tem o objetivo de compartilhar informações sobre a nutrição adequada para pets, evitando, assim, que a obesidade e doenças associadas impactem na qualidade de vida desses bichinhos. “Durante o atendimento, eles passarão pela pesagem e triagem nutricional, identificando o escore corporal, que é um dos indicadores do peso ideal”, explica.  


Para um tratamento eficaz da doença, são consideradas opções de dietas prescritas por médico veterinário e programas de perda de peso específicos para animais de estimação, a exemplo dos alimentos com baixo teor de gordura e calorias ou até mesmo exercícios supervisionados pelo profissional de saúde animal.   


Além disso, o monitoramento alimentar e físico dos pets é fundamental durante esse processo. "Ajuda a encontrar com maior facilidade medidas para prevenir ou tratar a obesidade. Portanto, é necessário sempre consultar um veterinário para orientação e tratamento adequado”, pontua a professora.


Alimentação e prevenção


Dar alimentos saudáveis ao animal de estimação é um dos fatores primordiais, além de ter cuidado com as porções da comidinha, já que varia com tamanho, nível de atividade e idade do pet. É importante proporcioná-lo uma rotina de exercícios, como brincadeiras e caminhadas.


Evitar alimentos com alto teor de gordura e açúcar, bem como petiscos em excesso é fundamental. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp