BNews Pet

Universidade oferta atendimento para cadelas e gatas no combate ao câncer de mama

Divulgação/Unifacs
O atendimento vai de 10 a 28 de outubro, na Clínica Veterinária (Clivet), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Unifacs

Publicado em 06/10/2022, às 17h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com intuito de evitar que pets tenham câncer de mama e ainda para alertar sobre a prevenção e mobilizar tutores sobre a importância dos cuidados com cadelas e gatas, a Unifacs realiza, a partir da segunda-feira (10), serviço de triagem de câncer de mama e orientação. A iniciativa segue até 28, na Clínica Veterinária (Clivet), localizada na avenida Jorge Amado, na Boca do Rio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Entre os dias 10 e 15 de outubro, a ação também será realizada no Salvador Shopping, na loja Mundo Pet (G1), das 13h às 19h. Agendamento e outras informações podem ser obtidas através do WhatsApp 71 3203-2649. A coordenadora da Clivet Unifacs, professora Simone Freitas, explica que na ação os tutores vão poder aprender a verificar se há alguma alteração nas glândulas mamárias dos pets. "Esse tipo de iniciativa é muito importante, pois é imprescindível que o tutor faça o que chamamos de ‘toque amigo’, um exame das mamas a procura de qualquer nódulo ou aumento de volume mamário", afirma.


A profissional diz que, além do toque amigo, outra medida essencial é evitar o uso de injeções anticoncepcionais, já que esses métodos aumentam consideravelmente as chances de as cadelas e as gatas desenvolverem câncer de mama e outros distúrbios. Ainda de acordo com a especialista, a melhor forma de prevenção é a castração entre o primeiro e segundo cio ou após completar um ano de idade, o que diminui a chance de desenvolver esse tipo de câncer.

De olho nos sintomas - Identificar os sinais clínicos dos tumores nas cadelas e gatas é importante para evitar que a doença se desenvolva rapidamente e se espalhe. O primeiro sinal do câncer de mama, normalmente, é o surgimento de nódulos (únicos ou múltiplos) nas mamas. Também podem aparecer feridas na mama ou ao redor da pele.

As cadelas e gatas também podem sofrer com dores, inchaço e aumento das mamas e secreções. Ao identificar alguns desses sintomas, o pet deve ser levado imediatamente a um veterinário. "A visita frequente ao veterinário é outra medida essencial. O olhar do profissional pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação", completa Simone Freitas.

Serviço

Outubro Rosa Pet UNIFACS
O que: Triagem e orientação sobre câncer de mama em pets
Onde: Clivet UNIFACS (av. Jorge Amado, 674 - Boca do Rio) e Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores)
Quando: 10 a 28 de outubro das 8h às 18h (Clivet UNIFACS) e 10 a 15 de outubro das 13h às 19h (Salvador Shopping). Atendimento de segunda à sexta-feira.
Agendamento: Através do WhatsApp (71) 3203-2649

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp