BNews Pet

Saiba quais cuidados você deve ter com seu cão ou gato idoso

Alexander Taoussanidis por Pixabay
Um cachorro é considerado idoso entre os sete e nove anos de idade, já os gatos, oito  |   Bnews - Divulgação Alexander Taoussanidis por Pixabay

Publicado em 17/10/2022, às 17h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quando um animal chega à terceira idade, seu ritmo tende a diminuir. E o tutor tem a obrigação de fazer todo o possível para mantê-lo confortável e bem. Ou seja, dar a ele todo o cuidado que ele precisa. 

Na fase idosa, alguns problemas de saúde como a obesidade, perda de sentido, risco de lesão e outros tipos de doença estão associados ao período. Mudanças de humor e no comportamento são também notadas neste momento. 


Segundo o portal La Vanguardia , a maturidade anciã chega aos cães de forma variada. Nos cães de pequeno porte, a fase idosa chega aos oito ou nove anos. Mas se for um cão médio ou grande, aos sete anos já pode ser considerado um idoso. Isso também varia dependendo da raça.


Um cachorro idoso tem muito menos energia, e por isso é necessário que as caminhadas sejam encurtadas e que brincadeiras sejam mais leves. Mas também é de suma importância manter o cão ativo para evitar uma futura obesidade.


Os alimentos também têm que ser observados, mas não apenas por motivos de obesidade, mas também para cuidar dos nutrientes. Com esse tipo de preocupação, recomenda-se que busque um veterinário que possa instruir o tutor a buscar o melhor tipo de ração para a raça e espécie de cachorro.


Já os felinos só são considerados anciões quando completam oito anos, mesmo que sua expectativa de vida seja estendida para 16 como uma regra geral. Para seus tutores, saibam que as necessidades de um gato idoso não é tão diferente de um cão ancião. Ele também deve adaptar sua dieta para que ela supra as suas necessidades.

Os gatos têm o costume de saltar para locais mais altos. Então, se for possível, é bom colocar suportes que o ajudem a chegar no local que quiserem, mas sem dar saltos tão altos. Além disso, pentear seus pelos com mais frequência será de suma importância, já que eles irão se limpar com menos frequência.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp