BNews Pet

Viajar de ônibus com pets é seguro? Saiba como os animais devem ser transportados

Divulgação
Viajar de ônibus com pets pode ser uma opção para quem não quer deixar animal para trás  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/03/2023, às 11h55   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia acabou aproximando ainda mais os tutores e seus animais de estimação, que passaram a pensar nos animais até mesmo no momento de viajar. Uma pesquisa feita pelo Booking.com, em 2022, aponta que 46% dos viajantes brasileiros escolheram os destinos de férias baseados no conceito pet friendly. Com o aumento do interesse, fica o questionamento, é seguro levar cães e gatos dentro dos ônibus de viagem?

Viajar com pets pode ser muito prazeroso, mas isso precisa ser feito com um planejamento antecipado para que todas as medidas de segurança sejam tomadas. Já existem leis que regulamentam o transporte dos animais em viagens rodoviárias para dar conforto ao tutor e o animal.

A plataforma de viagens de ônibus, Wemobi, garantiu que é seguro levar os pets nos ônibus de viagem, mas deu algumas dicas para os tutores analisarem antes de viajar com seu animal.

Verificar quais pets são permitidos:

É importante que os tutores vejam que a regulamentação permite cachorros e gatos dentro dos ônibus de viagem, sendo até dois animais por veículo e um animal por passageiro.

Quais pets?

Pets de pequeno porte, que pesem até 10kg contados com a caixa de transporte, que deve medir até 41cm x 36cm x 33 cm (comprimento, altura e largura), feita de material rígido ou flexível, que seja resistente, segura e à prova de vazamentos. É recomendado higienizar a caixa a cada parada.

Garantir poltrona:

Na Wemobi, é possível comprar uma poltrona ao lado para acomodar o seu amigo.Em trajetos dentro do estado de São Paulo, esta compra é obrigatória. Mesmo na poltrona, o pet deve ficar dentro a caixa de transporte durante todo o trajeto.

As tarifas cobradas variam, mas em casos de cão-guia e animais de acompanhamentos especiais, a isenção da taxa é prevista por lei.

Consulta com veterinário:

Antes de viajar com o animal, é importante que o tutor o leve para uma consulta com um médico-veterinário, pois será preciso apresentar um atestado e o comprovante de vacinação atualizado - para cães e gatos com mais de 90 dias.

O atestado é válido por três dias caso a viagem seja feita dentro dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Se for viagens entre dois estados, a validade é de até 10 dias.

Bem-estar em primeiro lugar

A dica aqui é gastar a energia do pet antes da viagem para ajudá-lo a dormir no momento do trajeto. Também aproveitar as paradas para levá-lo para fazer as necessidades, oferecer água e esticar as pernas. É importante avaliar também se o bichinho fica estressado durante viagens, se fica confortável na caixa de transporte e como costuma reagir em locais com pessoas estranhas.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp