BNews Pet

Você sabe o que é Pet Terapia? Conheça a forma de tratamento que está se tornando cada vez mais comum

Pró-Saúde / Divulgação
A Pet Terapia pode ajudar desde crianças com queimaduras a pessoas que estão passando por quimioterapia  |   Bnews - Divulgação Pró-Saúde / Divulgação

Publicado em 18/08/2022, às 16h58   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A Pet Terapia já é uma realidade e tem se tornado cada vez mais, uma forma de tratamento muito comum. Essa é uma técnica terapêutica que conta com os animais como apoio para o tratamento de pessoas portadoras de problemas de saúde. Esse procedimento pode ajudar desde crianças com queimaduras a pessoas que estão passando por quimioterapia.

Em entrevista ao BNews Pet, o médico veterinário Dr. Fernando Oliveira, elogiou o método. “Os animais têm uma energia e uma forma pura de ação. Eles reagem de forma positiva. O que é que eu quero dizer com isso? Um animal nunca vai ser falso. [...] Então, quando o animal chega - seja um cão ou um gato - a ir, lamber e se aproximar da pessoa isso transmite a ela a sensação de confiança e de bem-estar".

O profissional destaca como principal benefício desse procedimento, a sensação gerada pela endorfina, o hormônio da felicidade. “Que dá aquela sensação de relaxamento para o paciente que está debilitado ou tenso. Os animais conseguem passar isso”, pontuou.

pet terapia
Sabrina Ribeiro e Thor - Clínica AMO / Divulgação

As raças de cachorros mais comumente usadas para a Pet Terapia são: golden retriever, labradores, boxer - principalmente com terapias com crianças -, poodles e os malteses. Para serem animais que auxiliam na recuperação de pacientes, eles passam por uma seleção enquanto ainda são filhotes para serem treinados. “Não pode ser um cão dominante, nem que tende a ter brincadeiras de morder. Tem que ser um animal que seja muito tranquilo e equilibrado”, detalhou Dr. Fernando.

Segundo o veterinário, a Pet Terapia pode ser aplicada em diversas situações, e uma delas é em pacientes com patologias que levem à dor e precisam tomar medicamentos. “Pode ser aplicada também em pacientes agitados. Existem cães, como o labrador e o golden, que são tranquilos e conseguem transmitir essa tranquilidade para a pessoa”, explicou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp