BNews Pet

Crianças da Apae recebem cães em atividade de pet terapia; veja vídeo

Reprodução/Youtube
A ação, que fez parte da Semana dos animais, buscou desenvolver corpo e mente das crianças atendidas pela entidade.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 06/10/2021, às 10h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Rio Grande do Sul, se divertiram na tarde desta terça-feira (5), com três cachorrinhas. A ação, que fez parte da Semana dos Animais, buscou desenvolver de forma lúdica corpo e mente das crianças atendidas pela entidade.

Segundo a médica-veterinária Patrícia Silveira, atividades como caminhar com animais, penteá-los e brincar de jogar a bolinha, estimulam o corpo, e assim funcionam como fisioterapia. "Essas brincadeiras com os animais são auxiliares a outras terapias que eles já desenvolvem na instituição. Estes circuitos e movimentos são estimulantes para eles", diz.

Leia também
Conheça quais são as plantas tóxicas e seguras para seu pet
Você sabe o que é catnip? Saiba como usar e quais os benefícios da erva do gato

Patrícia já realizava o trabalho de pet terapia em outros municípios, e a aproximadamente três meses está em Santa Maria. Ela espera tornar este trabalho mais frequente na cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Maria.

Além de ótimos companheiros, os pets ainda podem ajudar pacientes com os mais diversos problemas de saúde, transtornos ou outras limitações. É a chamada Terapia Assistida com Animais (TAA) ou Pet Terapia, termo mais usado popularmente. São benefícios da TAA a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, além da melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da autoestima. A terapia também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

Leia mais: 

Confira seis atitudes que humanos têm e cachorros odeiam
Você sabe por que o seu cachorro fica com a língua para fora?

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp