BNews Pet

Você sabia que o seu gato te ignora de propósito? Veja o que diz pesquisa

Ilustrativa / Pixabay
A pesquisa concluiu que os gatos preferem mostrar desinteresse quando o tom usado pelo tutor não é agradável  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 29/10/2022, às 11h49   Cadastrado por Edvaldo Sales



Uma pesquisa realizada pela revista Animal Cognition concluiu que os gatos ignoram determinados chamados – como o "psiu, psiu" – dos donos de propósito. O estudo diz que os animais percebem quando os donos estão falando diretamente com eles e "filtram" as intenções do tutor de acordo com o tom usado.

A pesquisa, que analisou 16 felinos domésticos, aponta que os gatos também conseguem distinguir quando o tutor está direcionando uma frase para eles ou não. De acordo com o estudo, quando foram expostos a gravações de seus tutores chamando seus nomes, os bichanos moveram o corpo com mais intensidade e demonstraram maiores reações. O comportamento não foi apresentado com relação a outras vozes chamando seus nomes, o que demonstra reconhecimento da voz de seus donos.

O estudo feito pela revista Animal Cognition concluiu ainda que quando a gravação era do tutor usando uma frase direcionada ao gato, o animal apresentava reação. Em outros momentos, cientistas passaram a gravação com as mesmas frases direcionadas a outras pessoas, e os gatos não reagiram, o que demonstrou que os felinos também percebem quando tutores falam com eles.

Outra descoberta dos cientistas é que os animais preferem mostrar desinteresse quando o tom usado pelo tutor não é agradável. Eles respondem aos chamados com mais frequência quando o tom da voz é usado como “adoração”, carinho e até voz de bebê. 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp