BNews Nordeste

Transporte público em Aracaju terá 46 ônibus somente com bilhetagem eletrônica

SMTT/Divugação
O pagamento da passagem bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007  |   Bnews - Divulgação SMTT/Divugação

Publicado em 21/02/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h33   Redação



Quarenta e seis ônibus de 11 linhas do transporte público de Aracaju passam a ter sistema de bilhetagem totalmente eletrônica, ou seja, não aceitarão mais pagamento em dinheiro (espécie), a partir desta terça-feira (22).

Segundo a prefeitura, a modernização acontece através da Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT), e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).

O pagamento só poderá ser feito com o cartão Mais Aracaju. Segundo o Município, a recarga do cartão pode ser feita de forma online, pelo site do AracajuCard ou app do RecargaPay. Após a recarga, há um prazo de 48 horas para validação. Ao comprar passagens pelo app Recarga Pay, o usuários também têm R$10 de cashback na primeira compra. A novidade foi apresentada na manhã desta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa.

Leia Mais:

Mulher é morta a tiros dentro de casa em Itabaiana
Discussão entre parentes termina com mulher baleada em condomínio
Homem mata vizinha que reclamou do barulho de reforma

O pagamento da passagem dos ônibus do transporte público coletivo de Aracaju e região metropolitana por bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007. Segundo o superintendente municipal do Transporte e Trânsito, Renato Telles, a mudança acontecerá de forma tranquila e paulatinamente.

“No total, são 11 linhas que totalizam mais de 160 ônibus, então, começamos de forma planejada, com informação à população, para que as pessoas possam se ajustar e saibam como e onde fazer essa recarga, e dando continuidade à mobilidade. Acontecerá, no primeiro momento, de forma intercalada. Três a quatro ônibus receberão todas as formas de pagamento e um ônibus sinalizado, na frente e nos lados, que receberá somente o cartão Mais Aracaju. É um avanço, como já foi a substituição do papel pelo cartão. É segurança, é agilidade e comodidade para o usuário. A ideia é chegar em todo o sistema, mas de forma tranquila”, reforça Renato.

O presidente do Setransp, Alberto Almeida, destaca a evolução no transporte público. “Os ônibus estão identificados para que a população saiba quais veículos aceitam somente a bilhetagem eletrônica. Nosso objetivo é que as dificuldades sejam as menores possíveis, por isso, focamos na comunicação ampla para facilitar o acesso dos usuários do transporte público de Aracaju”, afirma Alberto.

As mudanças serão implantadas de forma gradual para que os usuários que ainda não possuem o cartão Mais Aracaju possam obtê-lo pelo mesmo valor de uma passagem de ônibus nos mais de 20 pontos de venda físicos ou com um dos 46 agentes comerciais espalhados pela cidade. A perspectiva é que, até abril, sejam 96 pontos de venda.

Os pontos físicos estão no Ceac da Rua do Turista, na Associação Comercial de Sergipe (Acese), na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Shopping Prêmio, Parque Shopping, Terminal Atalaia, Terminal DIA, Terminal Campus (UFS), Terminal Leonel Brizola, Terminal do Mercado, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), e na rede de vendas por ATM, instalados nos bairros Siqueira Campos, Centro, Coroa do Meio, Santos Dumont, Farolândia e Santa Maria, além dos ATMs localizados no bairro Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, e na Barra dos Coqueiros.

Para trazer ainda mais comodidade aos usuários, a partir de agora também será possível efetuar a recarga em pontos de venda instalados em 10 Farmácias do Trabalhador, em vários bairros da cidade.

Linhas de ônibus
Dos 46 ônibus que estarão circulando pela cidade apenas com a bilhetagem eletrônica, 9 são da linha 002-Fernando Collor/DIA, 5 da 003-João Alves/Orlando Dantas, 6 da 004-Santa Maria/Mercado, 4 da 005-Maracaju/DIA, 6 da 007-Fernando Collor/Atalaia, 1 da 031-Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 6 da 061-Marcos Freire/Centro, 4 da 080-Bugio/Atalaia, 1 da 200-Circular Indústria e Comércio 1, 1 da 703-Augusto Franco/Siqueira Campos e 3 da 715-Tijuquinha/Desembargador Maynard.

A escolha das linhas que passam a circular apenas com a bilhetagem eletrônica foi realizada pela SMTT, em conjunto com as empresas de ônibus e o Sindicato das Empresas de Transporte do Município de Aracaju (Setransp), considerando as linhas com maior número de pessoas que já utilizam o cartão Mais Aracaju.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp