BNews Nordeste

Primeira mulher trans eleita em Aracaju, Linda Brasil aponta “machismo estrutural” na Câmara de Vereadores

Divulgação
Para a ativista transfeminista, o desafio é grande porque a sociedade enfrenta um retrocesso em várias questões de direitos humanos.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/12/2021, às 10h30 - Atualizado às 12h30   Adelia Felix e Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Primeira mulher trans eleita vereadora em Aracaju, e a mais votada nas últimas eleições municipais, Linda Brasil (Psol) afirmou ao BNews que tem encontrado desafios em seu primeiro mandato na Casa Legislativa.

"Dentro da Câmara nós percebemos algumas posturas estruturais relacionadas ao machismo. Por ser uma mulher trans que questiona o sistema, acaba incomodando e eles acabam tentando desqualificar nosso espaço. Mas, gradualmente, eles estão percebendo a importância da representatividade das mulheres, das LGBT, e das mulheres negras nesse espaço", disse a parlamentar.

Para a ativista transfeminista, o desafio é grande porque a sociedade enfrenta um retrocesso em várias questões de direitos humanos. Mas, apesar do cenário, a vereadora afirma que segue atuando para diminuir as injustiças sociais, além de combater preconceitos e a valorização da democracia e dos direitos humanos.

“A perspectiva é transformar essa estrutura política que sempre foi tomada por homens brancos sis. Sabemos que é uma responsabilidade muito grande, mas estamos sentidos o apoio de todo população que votou e acreditou no nosso trabalho”, garantiu.

Acompanhe o BNews Sergipe também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp