BNews Nordeste

Bombeiro de Sergipe se emociona ao falar sobre resgate de uma família e seus cachorros na Bahia; assista

Imagem Bombeiro de Sergipe se emociona ao falar sobre resgate de uma família e seus cachorros na Bahia; assista
Segundo o bombeiro, o local era instável e havia o risco de ocorrer o rolamento do helicóptero, quando a aeronave fica em desequilíbrio e tomba.  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/12/2021, às 12h16 - Atualizado às 13h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Fernando Argollo, fez um relato emocionante ao detalhar o resgate de cinco pessoas e três cachorros, em Iguaí, no Sul da Bahia. A retirada da família ocorreu na terça-feira (28). 

Foram resgatados os idosos Marinalva Maria de Jesus e José Borges Filho, de 80 e 86 anos respectivamente, três crianças e três cachorros de estimação. Eles ficaram ilhados em um povoado por causa das fortes chuvas que atingem a região.

“A gente viajou 110 km mais ou menos para retirar oito pessoas que estavam nessa casa ilhada. Foi uma ocorrência muito difícil. Eu não tinha onde tocar o helicóptero e pra fazer a retirada de oito pessoas de corda não seria fácil”, recorda o militar que integra a equipe Falcão 01 do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Segundo o bombeiro, o local era instável e havia o risco de ocorrer o rolamento do helicóptero, quando a aeronave fica em desequilíbrio e tomba. Para Argollo, o resgate pode ser considerado um dos mais perigosos e emocionantes em que já atuou desde que ingressou no GTA, em 2011.

“Valeu a pena! Uma senhora de 80 não parava de chorar. Vale a pena arriscar a vida. A capacidade do Falcão é de seis pessoas a bordo, contando comigo e com o copiloto. Embarcaram quatro pessoas, elas não largavam os cachorros, mas eu não podia mandar ninguém descer. Nós saímos bem pesados dali, mas deu certo”, disse bastante emocionado.

Ajuda às vítimas na Bahia
Equipes do GTA estão na cidade baiana de Ilhéus desde o último dia 26.  A unidade foi enviada por determinação do governador Belivaldo Chagas (PSD), a fim de otimizar os esforços para ajudar no socorro às vítimas que foram atingidas pelas fortes chuvas em cidades localizadas na região Sul da Bahia.

A aeronave do GTA está dando apoio ao Grupamento Aéreo da PM da Bahia (Graer), que atua na região apoiando as equipes de terra. O comandante do Corpo de Bombeiro de Sergipe, coronel Alexandre Alves, também foi acionado pelo governador Belivaldo Chagas e acompanha a situação junto ao Corpo de Bombeiros da Bahia.

Por determinação do secretário de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), João Eloy, a unidade continuará realizando o monitoramento das situações de crise na região e também em Sergipe. "Caso haja necessidade a aeronave retornará imediatamente para atendimento em ocorrências em Sergipe", reforçou.

Em todo o estado, são 80 cidades que decretaram situação de calamidade por causa das chuvas. Até esta terça-feira (28), foram registradas 21 mortes provocadas pelas chuvas e mais de 470 mil pessoas afetadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp