BNews TV

BNews Finanças: Poupança: qual a hora de desapegar dessa aplicação?

Ilustrativa
Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 26/01/2021, às 20h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Tradicional entre os brasileiros, a caderneta de poupança é a aplicação de renda fixa simples mais popular em nosso país. Para começar a investir na poupança, basta apenas escolher o banco da sua preferência, apresentar os documentos solicitados e aguardar a aprovação da abertura de conta. Menores de idade podem ter conta em seu nome, no entanto, é necessário que sejam assistidos por pais ou representantes legais.

Para quem opta pela poupança, é importante saber que é proibida a cobrança de tarifas seja para abertura, administração ou performance da conta. Outra informação importante é que os rendimentos da caderneta não pagam Imposto de Renda. Por isso, é importante saber que mesmo sendo uma aplicação com isenção, não está excluída a necessidade de incluir a poupança na declaração anual do Imposto de Renda.

Liquidez e Rendimento

A poupança permite resgate dos recursos de forma rápida, simples e sem burocracia. Desde 2012, o rendimento da caderneta de poupança segue a taxa básica de juros da economia (Selic). Então, a regra de rendimento funciona da seguinte forma:

- Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR);

Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

Atualmente a TR é zero.

Vale a pena investir em poupança em 2021?

A resposta é não. Se a SELIC for, na média, 2,50% a.a em 2021 a poupança renderá 1,75% a.a.  Esse rendimento perderá para a inflação projetada de 3,50% a,a, ou seja, o dinheiro aplicado na poupança, mesmo com rendimento positivo, será desvalorizado pois os preços dos produtos e serviços subirão mais.

Existem diversas aplicações com mesmo perfil e segurança da poupança com melhor rendimento.

Principais Desvantagens da Poupança
1)    Rentabilidade abaixo da inflação.
2)    ‘Data de aniversário’ – Diferente das outras aplicações, a poupança não tem rendimento diário e sim mensal. Vamos supor que o investidor aplicou na poupança no dia 01/01/2021 e fez o saque no dia 31/01/2021. Nesse caso, ele não teve nenhum rendimento pois tirou o recurso um dia antes da aplicação “fazer aniversário”, que seria no dia 01/02/2021.

Clique aqui e entre em contato com a ACT Investimentos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp