BNews TV

Brega de Orlando deve ser inaugurado nos próximos meses e reabertura anima moradores do Subúrbio

Devid Santana / Bnews / Arquivo
O antigo Brega de Orlando funcionava em Praia Grande; nova estrutura está em construção próximo ao Hospital do Subúrbio  |   Bnews - Divulgação Devid Santana / Bnews / Arquivo
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 08/07/2026, às 18h29



A espera pela volta de um dos estabelecimentos mais tradicionais do Subúrbio Ferroviário de Salvador pode estar perto do fim. O novo Brega de Orlando, que está sendo construído na rotatória próxima ao Hospital do Subúrbio, tem previsão de inauguração nos próximos meses, segundo nesta quarta-feira (8) informou Julio Cesar, encarregado pela obra.

O antigo espaço, localizado em Praia Grande, encerrou as atividades no início deste ano em razão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. Desde então, moradores e frequentadores aguardam a reabertura do estabelecimento, conhecido também como Bar de Orlando e apelidado de "Faculdade das Meninas".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com Julio Cesar, a construção segue em andamento e enfrentou alguns atrasos provocados pelo período chuvoso. "A previsão de inauguração é para os próximos meses. A estrutura é muito boa, um espaço amplo, com uma boa visão para o mar, e estamos batalhando. Tivemos alguns contratempos em relação à chuva, que atrapalha principalmente quando estamos na área de fundação. Será uma estrutura grande para um estabelecimento de grande potencialização do Subúrbio", afirmou.

A notícia da reabertura tem despertado entusiasmo entre moradores da região. Para Maílson Menezes, o Brega de Orlando faz parte da identidade da Avenida Suburbana. "Esse novo eu terei que ir lá dar uma visitada. Vou visitar para ver como é que estão as coisas. É um ícone aqui da Suburbana; ali é mil grau", declarou.

O morador Júnior de Oliveira também comemorou a chegada do novo espaço e acredita que o estabelecimento voltará a movimentar a comunidade. "É um benefício aqui para nós da comunidade trazer esse novo Brega de Orlando para poder nós se deliciar com várias coisas", disse.

Entre os frequentadores mais antigos, a expectativa é acompanhada de saudade. O mecânico José Moreira contou que esteve no local inúmeras vezes e lembrou, em tom bem-humorado, de uma das brincadeiras que ajudaram a eternizar a fama do estabelecimento.

"Já fui mais de dez vezes, principalmente depois de tomar galha. Lá é Faculdade de Medicina, porque lá mesmo você pegava alguma coisa e já ia se tratar", brincou. Ele afirmou que o fechamento deixou um vazio para os clientes habituais. "Depois que fecharam, a gente ficou aqui acumulado igual à Mega-Sena. Acumula tudo. Isso é um absurdo", comentou.

O apelido "Faculdade das Meninas", que acompanha o Brega de Orlando há anos, também segue despertando curiosidade e arrancando risadas dos moradores. "Disso aí eu não entendo nada de Faculdade das Meninas. Não estudei para isso aí não", brincou Osmar Araújo.

Conhecido como um dos pontos mais emblemáticos do Subúrbio Ferroviário, o Brega de Orlando acumulou histórias e personagens ao longo de décadas de funcionamento. O fechamento da antiga unidade, em Praia Grande, provocou grande repercussão nas redes sociais e entre clientes que lamentaram o encerramento das atividades em um endereço considerado histórico. A expectativa agora é que o novo espaço preserve essa tradição e volte a reunir o público nos próximos meses.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}