BNews TV

Companhia aérea deixa de emitir 110 mil toneladas de CO2 em 2023

Divulgação
Empresa reduziu em mais de 70% o uso de querosene das suas aeronaves em solo em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 11h27


FacebookTwitterWhatsApp

A Azul Linhas Aéreas segue com a perspectiva de crescimento sustentável, sempre com foco em uma operação cada vez mais ecoeficiente. O destaque são os resultados do APU Zero – que deve completar dois anos em 2024 e é uma das ações do Programa de Eficiência de Combustível (PEC) da companhia. A informação foi confirmada pela companhia aérea ao Diário do Turismo.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Em parceria com a Azul Linhas Aéreas, 18 bases da Azul no país adotam atualmente o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. A maioria delas – 12 aeroportos – fizeram a adesão à iniciativa ao longo deste ano. Todas colaboram para uma redução de mais de 70% no uso de querosene das aeronaves enquanto elas estão em solo.

O Auxiliary Power Unit (APU) – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. Com o programa e a parceria dos aeroportos, ao pousar, os voos da Azul são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, garantindo conforto aos Clientes que embarcam e desembarcam – isso tudo sem que o APU seja ligado e consuma parte do combustível da aeronave.

A primeira base a aderir ao APU Zero em abril de 2022 foi o Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas (SP). Atualmente, são 18 bases ao todo pelo país: incluindo, além de VCP, os aeroportos de Ribeirão Preto (RAO), Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH), Natal (NAT), São Luís (SLZ), Vitória (VIX), Goiânia (GYN), Curitiba (CWB), Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Confins (CNF), Brasília (BSB), Rio de Janeiro (SDU), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO).

Para 2024, a Azul espera atrair a parceria de mais aeroportos – dos mais diversos tamanhos – e em todas as regiões do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp