BNews TV

Se7e da Matina: Diretor da Codesal fala sobre sirenes em áreas de risco e acúmulos de chuva em Salvador

BNews
Sosthenes Macedo concedeu entrevista, na manhã desta terça-feira (28), ao programa Se7e da Matina, da BNews TV  |   Bnews - Divulgação BNews
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 28/03/2023, às 11h49


FacebookTwitterWhatsApp

Diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo concedeu entrevista, na manhã desta terça-feira (28), ao programa Se7e da Matina, da BNews TV. O titular da pasta falou com os apresentadores, Rafael Albuquerque e Beatriz Araújo, sobre acionamentos das sirenes em áreas de risco, acúmulos de chuvas e previsão do tempo durante a semana.

Questionado sobre o motivo dos acionamentos das sirenes na região do Subúrbio Ferroviária de Salvador, Sosthenes disse que, inicialmente se tratava de um simulado de evacuação. "Tivemos cinco acionamentos das sirenes, mas não foi em virtude das chuvas. Tivemos uma série de simulados de evacuação, dentre esses na região de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em seguida, fomos para o bairro da Liberdade para realizar o mesmo procedimento. Uma precipitação muito intensa, na região do Subúrbio Ferroviário, que chegou em alguns bairros a 123,8 mm em 3 horas no fez retornar para a região do Subúrbio, agora em modo real, não mais em simulado de evacuação para atender as demandas da população e garantir a segurança de todos", disse ele.

O diretor da Codesal falou sobre a capacitação de moradores de áreas mais vulneráveis. "Deslocamos para encontrar outra frente de atuação, com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, na região do Dom Avelar, onde houve também grande precipitação e alagamentos naquela localidade. Dessa forma, a gente vem realizando durante todo ano, uma série de capacitações com os moradores dessas áreas mais vulneráveis. Capacitando através do Núcleo Comunitário de proteção e defesa civil. Fazemos também o Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) atuando com crianças e jovens de até 15 anos. Formando 10 mil crianças da rede municipal de ensino" afirmou Shostenes.

Segundo o titular da Codesal, já foram instaladas 261 geomantas. Além disso, o prefeito Bruno Reis autorizou, na última sexta-feira (24), a implementação de mais 26 geomantas. "Mais R$ 50 milhões investidos em contenções de encostas, totalizando R$ 127 milhões para esse período que a cidade se coloca em estado de atenção devido aos meses mais chuvosos em nossa capital" disse ele.

Previsão do tempo para a semana

O Outono começou com muita chuva, Shostenes deu um panorama do tempo durante a semana na capital baiana.

A tendência é que até o período de junho tenhamos momentos nublados com pancadas de chuvas, fracas e moderadas. Há uma massa de ar quente que está predominando na cidade nesse período. A perspectiva para essa semana é que teremos um tempo melhor, mas nada afasta a possibilidade de chuvas rápidas ao longo do dia".

Acúmulos de chuva

De acordo com o diretor da Codesal, o solo ainda se encontra encharcado devido ao acúmulo de chuvas.

Em alguns bairros, mais do que dobramos a média histórica. Em Rio Sena, por exemplo, tivemos 330 mm de chuva, quando a média histórica para todo o mês de março é de 147 mm. Somente no intervalo de 3 horas na localidade de Fazenda Coutos, Paripe, tivemos picos de 126 mm. Precisamos aguardar a superfície atingir a normalidade e a população ter a segurança garantida" finalizou Sosthenes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp