BNews Folia

Neto apresenta serviços do Carnaval e afirma que festa vai coroar todo trabalho realizado desde 2013

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 06/02/2020, às 10h45   Tiago Araújo e Shizue Miyazono



O prefeito ACM Neto apresentou os serviços do Carnaval 2020, na manhã desta quinta-feira (6), em coletiva no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. O tema da folia momesca deste ano será "O Carnaval dos Carnavais". Segundo o gestor municipal, o tema teria que coroar todo o trabalho que vem sendo realizado desde 2013. "O tema, então, é o que a gente de fato espera que aconteça no Carnaval", afirmou. 

O carnaval de Salvador acontecerá em sete circuitos oficiais - Dodô, Osmar, batatinha, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós, mestre bimba e Riachão -  e mais dez bairros: Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Plataforma, Pau da Lima, Liberdade, Centro Histórico, Piatã, Boca do Rio e Rio Vermelho.

A expectativa da prefeitura é que a festa atraia 854 mil visitantes, 6,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2019, sendo 435,8 mil do interior do estado e 331,5 mil de outros estados, destaques para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas e Brasília. O número de estrangeiros deve chegar a 85,2 mil, a maioria da vindos da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra. 

A expectativa é que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 95% e a movimentação econômica deve girar em torno de R$1,8 bilhão, com hospedagem, bebidas, alimentação, transporte, abadás, camarotes, roupas e acessórios. Além disso, o Carnaval vai criar 215 mil postos de trabalho temporário.

Durante o Carnaval, os foliões vão contar com uma grande estrutura montada pela prefeitura. Serão 550 prepostos Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), 2300 ônibus distribuídos em 400 linhas, sendo que 90 vão rodar 24 horas. A linha Lapa X Calabar vai contar com 72 veículos que vão fazer o deslocamento de forma gratuita, operando 24 horas, a partir de 5h do dia 20 até as 10h da Quarta-feira de Cinzas (26). 

Este ano será a criado aa linha Lapa x Terminal Aeroporto, que vai operar com 15 veículos e circulará a partir do dia 20, de 0h até as 4h30, no horário que o serviço do metrô fica suspenso. Neto afirmou que o objetivo é "assegurar que os foliões, até mesmo da região metropolitana, possam retonar o mais breve possível para as suas casas".

O Expresso Carnaval vai funcionar com 55 veículos, custando R$ 12 reais por pessoa (12 de ida e 12 de volta), incluindo estacionamento nos Salvador Norte, Salvador Shopping, Shopping paralela. 

Serão 17 pontos de táxis, com uma frota de 7200 veículos e 1500 mototaxis divididos em seis pontos oficiais.

Já a Transalvador vai atuar com 912 profissionais, 61 viaturas e 25 guinchos. O superintendente, Fabrizzio Muller, afirma que a novidade deste ano são os portais de acesso. "Trará mais conforto e segurança aos moradores e aos carros de serviços que precisam acessar as áreas que têm alguma restrição. Contará com tecnologia de controle de acesso", afirma Fabrizzio.

Os veículos por aplicativo também terão pontos de embarque e desembarque específicos na rua Djalma Ramos, na Barra, e na Anitta Garibaldi, em Ondina. Além disso, terão 2600 vagas de zona azul em locais próximos aos circuitos. 

Matéria em atualização

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp