BNews Folia

22 + 22: Camarote Expresso está de casa nova e celebra aniversário ao lado do Cortejo Afro; veja detalhes

Vagner Souza/BNews
Novidades deste ano são novo endereço e o retorno da Varanda Elétrica  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 20/02/2020, às 17h36   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Há 22 anos o Camarote Expresso 2222 começou a circular no Carnaval de Salvador. De lá para cá, são muitas histórias, visitantes ilustres, música boa e aquele clima de festa que só a capital baiana conhece. Para celebrar o aniversário, a empresária e gestora do espaço, Flora Gil, convidou um parceiro especial, o Cortejo Afro, nascido no bairro de Pirajá, que também completa 22 anos. Mistura mais do que perfeita ou, como ela mesmo definiu, “cabalístico”.

“A gente está homenageando o Cortejo, mas é um momento de celebração de todos os blocos afro. Já tivemos parceria com o Gandhy e agora nos unimos ao Alberto Pitta, com o Cortejo Afro”, disse Flora, que é cidadã soteropolitana e baiana. Quanto a isso, ela chegou a brincar: “O Expresso é um ambiente que acolhe gente de todos os lugares. Eu sou paulista, mas agora, como cidadã daqui, vocês vão ter de me engolir”.

Já Alberto Pitta, um dos artistas plásticos mais importante do cenário baiano, principalmente com a relação com os símbolos afro, contou ao BNews que a parceria é o que resumo o bloco. “O cortejo é feito de parceria. Quem faz o Cortejo são os amigos, que vão aos ensaios, divulgam nosso trabalho”, declarou.

Além do Cortejo Afro, o Camarote Expresso 2222, conta com outros parceiros, entre eles o Bradesco, Boticário e a Farm, responsável pelas camisas do espaço. Flora Gil explicou que, no início, teve “receio de acharem que o Cortejo ficou rico, ao verem o bloco cercado de grandes marcas”. Em 2017, o bloco afro homenageou o cantor Gilberto Gil, com o tema Cortegil.

De casa nova, após deixar o Edifício Oceania, logo no início do Circuito Barra/Ondina, o Expresso se renovou e trouxe de volta a Varanda Elétrica, que, neste ano, será comandada pela cantora Illy, baiana da Ribeira. Ao BNews, ela afirmou que o Carnaval faz parte da história dela na Bahia. “Poder cantar aqui é muito especial e a curadoria foi bastante feliz, porque juntamos nomes da música baiana que vão ajudar a fazer a festa no camarote”

A curadoria musical do espaço é de responsabilidade de Andrea Franco, que destacou a importância de preparar um setlist para dentro e para fora do camarote. “A varanda é para quem está fora e para quem está dentro. Tem a mistura de Bahia, MPB e pop”, disse. O Expresso também vai contar com a Pista Elétrica, comandada pelo Dj Ubuntu, dono do estilo Global Bass e conhecido por unir ritmos regionais à música eletrônica.

Primeiro camarote para convidados do Carnaval de Salvador, o Expresso vai funcionar a partir desta sexta-feira (21) e vai até a terça (25). A proposta do espaço é reduzir os impactos ambientais e, por isso, a meta deste ano é alcançar 100% de reciclagem de resíduos sólidos e também de compostagem de resíduos orgânicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp