BNews Folia

“Escola de samba exaltou elementos importantes da nossa cultura”, diz Tinoco ao parabenizar vitória da Viradouro

Roberto Viana/BNews
Escola de Niterói levou as Ganhadeiras de Itapuã para a Sapucaí e foi campeã   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 27/02/2020, às 08h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Cultura e Turismo e vereador licenciado Claudio Tinoco (Democratas) parabenizou a escola de samba Unidos da Viradouro pela vitória no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola de Niterói levou as Ganhadeiras de Itapuã para a Sapucaí e contou um pouco da história de Salvador durante o desfile, sendo a campeã do Grupo Especial do carnaval carioca.

"A escola de samba exaltou diversos elementos importantes da nossa cultura. Além das próprias Ganhadeiras, reconhecidas como patrimônio cultural da Bahia, e importante símbolo de resistência e luta, a Viradouro também trouxe o afoxé, a cocada, as baianas quituteiras, a Lagoa de Abaeté e exaltou a nossa cidade e o nosso estado", destacou Tinoco.

O grupo Ganhadeiras de Itapuã surgiu em 2004 e homenageia mulheres que lavavam roupas nas margens do Abaeté ou vendiam peixe e quitutes pela cidade para garantir o sustento da família. A Secretaria de Cultura e Turismo incentiva ações de valorização da cultura de Salvador, como as Ganhadeiras de Itapuã.
"As Ganhadeiras de Itapuã contam a história de Salvador, da importância e da força das mulheres baianas e o lindo desfile da Viradouro ajudou a contar isso ao mundo", ressaltou o secretário Claudio Tinoco.

O enredo da escola de samba teve como tema "De alma lavada" e contou a história do grupo formado por mulheres guerreiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags