Brasil

OAB decide que Dirceu não tem idoneidade para advogar

Publicado em 24/08/2015, às 19h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) cancelou, em sessão secreta, a inscrição do ex-ministro José Dirceu por conta de sua condenação no processo do Mensalão. Os conselheiros da Ordem paulista consideraram que o ex-ministro não tem idoneidade para advogar - requisito básico da profissão -, segundo informou a Folha de S. Paulo. 
Foram 76 votos a favor do cancelamento, dois votos contra, e duas abstenções. Dirceu perdeu a inscrição por causa da condenação pelo Mensalão. A prisão na Operação Lava Jato, no último dia 3, não entrou no debate porque o ex-ministro não foi condenado. 
Os conselheiros haviam começado a discutir a exclusão do ex-ministro em 2013, mas o julgamento demorou por conta do impasse para decidir qual seccional debateria o cancelamento da inscrição. Dirceu havia retirado sua inscrição em São Paulo, mas vivia em Brasília. No final, venceu a tese de que a Ordem que concedera a inscrição teria o poder de cassá-la. 
O ex-ministro poderá recorrer da decisão da OAB paulista. O advogado de Dirceu neste caso, Rodrigo Dall'Acqua, disse não poder se manifestar sobre a decisão da Ordem porque não comunicou o resultado da votação ao ex-ministro.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp