Brasil

Olimpíada 2016: Relações Exteriores confirma presença de 45 lideranças

Publicado em 23/07/2016, às 18h51   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Faltando 13 dias para o começo da Olimpíada, 45 chefes de Estado e de Governo confirmaram que virão ao Rio de Janeiro para acompanhar a Rio 2016, segundo o ministro de Relações Exteriores, José Serra. Ele acompanhou na manhã deste sábado (23) os preparativos para o cerimonial de recepção de lideranças mundiais no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio, e reafirmou que a segurança será "apertada" por conta dos recentes ataques terroristas no mundo.

"A insegurança em relação ao terrorismo é mundial. Estão sendo atingidos países da Europa que não estão organizando nada, nenhum evento. O fenômeno da violência desse Estado Islâmico é uma espécie de doença que está acometendo o mundo e é, realmente, triste, surpreendente, e que precisa ser enfrentada", afirmou o chanceler.

Serra também disse que "nenhum lugar do mundo está imune" a uma ameaça terrorista e avaliou que alguns países estão mais vulneráveis que outros.
"A segurança brasileira atuou com rapidez no caso desse grupo que foi detectado. São amadores? É provável que sejam amadores, mas têm que ser presos porque boa parte desse pessoal é amadora mesmo. A violência não exige profissionalismo, exige, nesse caso, fanatismo, doença mental", acrescentou Serra, se referindo ao desmantelamento de um grupo que poderia executar ataques durante as competições.

Entre os nomes confirmados está o do presidente da França, François Hollande e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi. Os presidentes da Argentina, Maurício Macri; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Paraguai, Horacio Cartes, também já estão confimados.

Além dos 45 chefes de Governo e de Estado, outros 55 ministros de Esporte de vários países também confirmaram ao governo brasileiro que estarão na cidade para a realização da Olimpíada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp