Brasil

Temer nomeia Carolina Barros para diretoria de Administração do BC

Geraldo Magela/Agência Senado
Carolina Barros é a primeira mulher, em mais de 10 anos, a ser indicada para a diretoria da instituição  |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 26/04/2018, às 10h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente Michel Temer nomeou Carolina Barros para a diretoria de Administração do Banco Central (BC). O ato foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (26).

Carolina Barros é a primeira mulher, em mais de 10 anos, a ser indicada para o primeiro escalão do Banco Central. A última indicação de uma mulher para a diretoria do BC havia diso em novembro de 2007, de Maria Celina Arraes, para o comando da diretoria de Assuntos Internacionais. Ela tomou posse em janeiro de 2008 e deixou o posto em 2010.

O nome de Carolina Barros já havia sido aprovado pelo Senado Federal na semana passada, por 52 votos a favor, com uma abstenção, e também pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa.

Durante sabatina na CAE do Senado, na última semana, Carolina Barros afirmou que o objetivo fundamental do Banco Central é garantir o poder de compra do Real, ou seja, trabalhar para que a moeda não perca seu valor.

"Dedicarei meus melhores esforços para ajudar o Banco Central do Brasil a manter a inflação sob controle. Inflação baixa e estável é a única maneira de garantir que o poder de compra do salário do trabalhador seja preservado", declarou.

Ela também afirmou, na ocasião, que a solidez dos bancos, das corretoras, das cooperativas e de todo o sistema financeiro, é outro "grande benefício" gerado pela atuação do Banco Central.

"Caso seja aprovada por esta Casa, comprometo-me a trabalhar também para garantir a solidez e eficiência do Sistema Financeiro Nacional", disse.

A nova diretora do BC tem mestrado em Administração Pública e Políticas Públicas (2002/2003) pela Universidade de York, Departamento de Política, do Reino Unido; MBA em Administração Financeira (2001/2002) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília.

Também possui graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior (1995/1999) pelo Centro Universitário UNA, Belo Horizonte (MG). Ela trabalha no BC desde o ano 2000. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp