Brasil

Soldador que escapou em Mariana desaparece na força da lama de Brumadinho

Reprodução/Redes sociais
Dias é uma das 226 pessoas desaparecidas na tragédia em Brumadinho  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 04/02/2019, às 08h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2015, uma parada para o almoço salvou a vida do soldador Eridio Dias, de 32 anos, um dos operários que trabalhavam em Mariana. Na época, Dias escapou da lama que desceu da barragem de Fundão e saiu vivo da tragédia, que deixou 19 pessoas mortas. Três anos depois a sorte não foi a mesma. Dias é uma das 226 pessoas desaparecidas na tragédia em Brumadinho.

O irmão do soldador, Laércio Dias, contou ao jornal “O Estado de S. Paulo” que constantemente o soldador relatava, com muita emoção, como escapou ileso do rompimento em Mariana. “Ele contava que saiu pra almoçar fora do local de serviço naquele dia e, quando voltou, a lama tinha tomado conta da parte baixa da mineradora, bem onde ele trabalhava”. 

Dessa vez, no mesmo horário do almoço, não há esperanças de que a força da lama o tenha levado junto com os demais colegas que estavam no refeitório da mineradora Vale do Rio Doce. 

“Ele estava almoçando no refeitório quando veio aquele monte de lama e levou todo mundo”, contou a tia de 49 anos, Luzia Aparecida Felipe. Muito abalada e sem sinais do sobrinho, dona Luzia diz que não há muitas esperanças de encontrá-lo com vida. 

“Cheguei a pensar que estava em um mato ou tivesse sido socorrido por alguém, que estivesse em alguma casa da região. Mas a ficha vem caindo com o passar dos dias”, contou emocionada.

“Naquela, ele se salvou, mas, nessa, a gente acha muito difícil. Só Deus sabe”, disse o irmão que veio acompanhar os trabalhos de busca. Antes de chegar à Brumadinho ele passou pelo Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte onde amostras de DNA foram colhidas. “É muita dor, um sofrimento que não tem fim”, comentou Laércio. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp