Brasil

Vídeo: bombeiros homenageiam vítimas de Brumadinho

Igo Estrela / Metrópoles
Pétalas de rodas foram jogadas de 10 helicópteros  |   Bnews - Divulgação Igo Estrela / Metrópoles

Publicado em 05/03/2019, às 08h12   Redação BNews



Pétalas de rosas foram jogadas de 10 helicópteros sobre o “mar” de rejeitos da barragem I da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (1º). As informações são do site Metrópoles.

O ato faz parte de uma homenagem do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil às vítimas do desastre, que hoje completa sete dias.

A cerimônia foi realizada no mesmo horário em que ocorreu o rompimento da barragem, no dia 25 de janeiro. Muitos bombeiros envolvidos no resgate se emocionaram durante a solenidade e choraram.

As bandeiras do Brasil e de Minas Gerais foram hasteadas em um monte formado por restos de minério. Cerca de 50 militares e policiais civis fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas. Um capelão da Polícia Civil entoou cânticos religiosos e leu passagens bíblicas.

O ato foi realizado a poucos metros do local onde os socorristas encontraram um ônibus com corpos de funcionários da Vale. Até agora, 110 mortos foram resgatados. Inúmeros ainda seguem soterrados: há 238 desaparecidos.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, esclareceu que as equipes continuam as buscas pelas vítimas. “A gente dividiu toda a área que foi afetada em mais de 45 quadrantes, em um trabalho que foi coordenado junto com outras equipes de mapeamento geográfico, e com essa definição de quadrantes também facilitamos a operação de busca”, explicou. Mas, as autoridades já consideram “serem mínimas” as chances de encontrarem mais sobreviventes.

O total de mortos chegou a 110, segundo o último balanço divulgado pelos bombeiros e pela Defesa Civil. Desse número, 71 corpos foram identificados por peritos criminais que atuam no município mineiro e 60 já foram entregues para que suas famílias providenciem os sepultamentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp