Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Doutora Botox

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/05/2024, às 05h50 - Atualizado às 05h50   Editoria de Política



Doutora Botox
Uma famosa autoridade do judiciário baiano vem sendo carinhosamente chamada de Dra. Botox. A “moça”, acostumada a sempre recorrer a especialistas em retoques, dessa vez abusou dos produtinhos e ficou bem esticadinha, a ponto que, em um desses eventos de “espuma” local, ela não conseguia sorrir para nenhuma foto. Quase, quase as pregas estouraram no belo rosto.

"E aí, viu a pesquisa?"
O líder do PSD na Câmara, o baiano Antônio Brito, não consegue esconder a alegria após a divulgação da pesquisa Quaest divulgada na tarde desta quarta (22). Pelo levantamento, feito com mais de um terço dos parlamentares, Brito lidera a corrida pela sucessão de Arthur Lira à presidência da Câmara com 23% da preferência dos demais deputados. Mesmo sem querer dar declarações sobre a pesquisa, o assunto é o preferido dele. Ao encontrar com Daniel Almeida (PCdoB) na entrada do plenário da Casa, a primeira coisa que Brito fez após cumprimentar efusivamente o colega foi indagar: "E aí, viu a pesquisa?"

A independência de Elmar
Segundo a pesquisa Quest, Elmar Nascimento, do bloco independente, tem 30 votos (quase 3x mais que o concorrente baiano, Antonio Brito). Também mostra a força do baiano no blocão independente. Tem cacique baiano por aí mordido com isso...

O governo clama por Brito
A mesma Quaest, por outro lado, também mostra que 34 deputados do Governo Lula tendem a acompanhar o filho de Edvaldo Brito - que está com a faca nos dentes. A disputa vai ser boa.

A volta dos Cardeais
Quem achou que a Lava Jato iria dizimar os cardeais do clube do bilhão deu com os burros n'água. A turma não só continuou operando o sistema como, de meados de 23 até hoje, acelerou com toda força os motores. A antiga UTC do Sr. Ricardo Pessoa abocanhou um contrato milionário recentemente, de dar inveja a qualquer sheik árabe. Dizem que o Cardeal “Pessoa”, além de ter belas amizades em Brasília, teria um grande amigo com influência no poder. Mudam-se os caranguejos, mas a lama continua a de sempre.

Rui 2026?
Pegou mal no PT a informação de que Rui Costa pretende ser candidato em 2026 ao Governo do Estado. Inclusive, fala-se que ele queria ter o controle da Petrobras justamente para isso. Já está em curso, a boca pequena, uma operação para esvaziar esse cenário e garantir o direito à reeleição de Jerônimo. O argumento, para não criar constrangimentos, é que o PT precisa de "renovação" e que é Jerônimo o "novo".

E agora, Rui?
A situação de Rui na Bahia está bem difícil. Com Jerônimo tentando a reeleição, sobraria apenas uma das duas vagas ao Senado. Wagner já está dizendo por aí que quer se reeleger. O PSD também não vai abrir mão da segunda vaga.

Bambi da Saúde
Um importante player que atua na saúde baiana ganhou o fofo apelido de Bambi. Calma, pessoal, a Sombra explica: o moçoilo, muito bem afeiçoado e elegante, leva uns trejeitos dignos do personagem da Disney. Quem negocia com ele afirma que o aperto de mão é de osso duro de roer, já que, quando se olha para suas unhas, levam um toque de Monange incolor e muito creme nas mãos. A turma afirma que ele é daqueles pegadores “natos”, porém alguns “tiques” demonstram uma certa sensibilidade.


Chamada recusada
Um vereador da bancada evangélica foi visto desolado na Câmara de Salvador, comentando com algum conhecido, provavelmente liderança política, que estava perdendo noite, resolvendo problemas, sem dormir de preocupação, porque as coisas estão difíceis. A reclamação é que o prefeito Bruno Reis "continua de portas fechadas". "O povo" indo procurar ele e o gestor "sempre de portas fechadas"...

Inferno cor de Rosa
Se Geraldo Júnior esperava somente enfrentar a natural oposição de Bruno Reis na disputa pelo Thomé de Souza, o emedebista deve se preparar para enfrentar a artilharia do único candidato de esquerda que deve disputar a prefeitura de Salvador: Kleber Rosa. O ex-candidato a governador enxerga Bruno e Geraldo como gêmeos, cara e coroa da mesma moeda que, como disse, transformou Salvador numa "cidade de cimento". Petistas também estão felizes por não verem o PSOL apoiando o candidato apoiado pelo PT na capital: "ele vai falar o que a militância do PT também quer falar". Pois é: Kleber Rosa já detonou a imagem do Geraldinho ambientalista e parece disposto a fazer maiores estragos ao emedebista.

O "bate-papo" de Ana Paula
Apesar de desdenhar dos números, Ana Paula Matos parece ter ficado preocupada com a pesquisa Real Time Big Data, feita em parceria com o BNews, que demonstra uma rejeição de 57% da gestão dela na Secretaria de Saúde. Ontem ela já tratou de chamar os vereadores para bater um "bate-papo sobre problemas e soluções" na pasta. O encontro, que começou num café da manhã, seguiu com uma série de visitas e ainda teve direito a almoço no La Pulperia, além duas vans para o transporte. 

Jogo do empurra-empurra!
E, mais uma vez, a votação sobre a proposta do reajuste salarial de 4% para professores do estado caiu! Corre nos bastidores da Alba que a apreciação foi garantida pelo líder do governo na Alba, o petista Rosemberg Pinto - o que não aconteceu [de novo]. A justificativa: o esvaziamento [rotineiro] de parlamentares da base do governador para debater a proposta. A ausência dos deputados aliados ao chefe do Palácio de Ondina aponta ainda mais os holofotes do cenário político para o possível “racha” no grupo político do governador, assunto que o petista tem constantemente negado.

Alegria pelo que mesmo?
Na luta para ver quem consegue manter o maior número de prefeituras, o PSD baiano tem uma ótima bandeira para permanecer com o atual domínio. O senador Angelo Coronel, em conversa com o BNews, afirmou que os prefeitos estão em uma alegria danada, pois sobrará dinheiro para a "gestão" após a redução da alíquota previdenciária de 20% para 8%. Claro que, em ano eleitoral, ter mais dinheiro disponível para investir em obras, em calçamento de ruas é muito mais importante que ter dinheiro em caixa para pagar uma futura e, muitas vezes, distante aposentadoria. A eleição, pelo contrário, é logo ali.

Juntos e together
Parece que o clima amistoso na Câmara de Salvador está indo de vento em popa, apesar da chegada das eleições. É possível notar gritarias na tribuna e carinhos no off. Muitos vereadores, inclusive, vêm marcando eventos juntos independente de partidos. Será que esse clima de paz vai continuar até outubro? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Enquadrou o japa
O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), que preside a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, deu uma enquadrada em Kim Kataguiri (União/SP), quando o parlamentar tentava fazer questão de ordem em momento indevido. "Aqui tem um presidente aqui ainda nessa sessão", bradou Negromonte. A sessão tinha a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi recheada de deputado querendo lacrar de todo lado: Kim costuma usar as intervenções para ganhar like em vídeos nas redes sociais. Não deu nessa.

OAB em chamas 1
E recomeça o fogo amigo dentro da OAB Bahia. Uma nova eleição está por vir e a presidente Daniela Borges deve tentar a reeleição. O racha já está instalado. Pelo lado da situação tem mais dois nomes disputando internamente: o tesoureiro Hermes Hilarião e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Maurício Leahy.  

OAB em chamas 2
Os adversários de Daniela Borges usam o argumento de que ela não deveria tentar se reeleger, já que tentou algumas vezes ser ministra de tribunais superiores enquanto ocupava a presidência. E também já estão espalhando que ela não queria concorrer à reeleição, já que seu desejo seria fazer parte da Diretoria da OAB Nacional. A saber.

BRBronca
Depois que mudou a instituição financeira no TJ para recolhimentos de DAJ's e taxas, a vida do cidadão e do servidor que trabalha no órgão virou um verdadeiro pesadelo. Diversas queixas contra o banco Candango BRB vêm sendo proferidas ao Procon, Reclame Aqui, redes sociais, etc. Erros de digitação, impressão com falha em barra de pagamentos e QR code sem dados são algumas das principais reclamações da população. Uma dúvida que paira no ar é: com tanto banco graúdo querendo essa fatia, por que logo um banco de Brasília para levar essa mamata? Dizem que o padrinho é um velho lobo do cenário baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp