Brasil

Universidades podem ter novo modelo de distribuição de recursos; diz secretário de Educação Superior

Marcello Casal Jr/Agência Brasi
Ele acrescentou que a mudança será discutida com os reitores  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Publicado em 21/08/2019, às 00h01   Redação BNews com informações Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova distribuição de recursos da União para as universidades federais foi defendida O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, na segunda-feira (19).

Segundo o site Agência Brasil, Arnaldo aponta o desempenho  como um balizador adequado para definir o repasse de verbas.Dessa forma as universidades com os melhores índices de governança, por exemplo, deverão ser premiadas.

O secretário de Educação Superior também destacou que existem alunos de universidades no Sudeste que custam mais caro que alunos do Nordeste, por exemplo. “Muitas vezes as universidades que se destacam no índice de governança, ou seja, que fazem melhor planejamento, são as que menos recebem recursos”, afirma.

Ele acrescentou que a mudança será discutida com os reitores. Um dos indicadores será o ranking de governança do Tribunal de Contas da União (TCU). Outros índices utilizarão a criação de patentes e de empregabilidade. A previsão é que o debate sobre o tema seja aprofundado entre o final deste ano até a metade no ano de 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp