Brasil

Irmão de novo presidente da Palmares fez abaixo-assinado para impedir sua nomeação: "Capitão do mato"

Reprodução/Facebook
Waldico Camargo afirmou ter "vergonha" de Sérgio, indicado para presidir Fundação; ambos são filhos de escritor ativista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 28/11/2019, às 16h43   Redação BNews



A nomeação do jornalista Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares foi alvo de críticas de diversos lados. Conhecido por declarações polêmicas que contrapõem os ideais da entidade, o novo presidente tem como obstáculo alguém da sua própria família: seu irmão, Oswaldo Camargo Filho, criou um abaixo-assinado para impedir a sua nomeação.

"Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato. Sérgio Nascimento de Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação PALMARES", escreveu Waldico em seu perfil no Facebook.  De acordo com a Folha de S. Paulo, uma das defesas de Sérgio foi pelo fim do feriado do Dia da Consciência Negra, por alegar trazer prejuízos econômicos ao país.

A trajetória da família de Sérgio é bem distinta do seu posicionamento político. Ele, que se define como um "negro de direita", já chegou a dizer que sente "vergonha e asco da negrada militante" e que existe no Brasil um "racismo nutella", de acordo com publicação da Folha de S. Paulo.

Curiosamente, o seu pai, Oswaldo Camargo, foi um escritor ativista negro, autor de livros como "Raiz de um Negro Brasileiro" e um dos mais importantes representantes do gênero no país.

Oswaldo foi coordenador de literatura do Museu Afro Brasil e chegou a ser homenageado com a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara de Salvador. A honraria carrega o nome do símbolo da resistência de negros escravizados no Brasil e líder quilombola, que já foi atacado pelo próprio Sérgio nas redes sociais, chamado de "falso herói".

Na internet, o abaixo-assinado criado para pedir a troca do presidente nomeado Sérgio Camargo conta com 20.245 assinaturas, até o momento da publicação da matéria. O texto na página reforça que a Fundação Palmares "busca promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira", e que o jornalista nega a existência do racismo no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp