Brasil

Anac aprova retorno de Boeing 737-8 MAX no Brasil

Divulgação/Boeing
O avião teve autorização suspensa após dois acidentes   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Boeing

Publicado em 25/11/2020, às 17h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nesta quarta-feira (25), o retorno das operações das aeronaves modelo Boeing 737-8 MAX no Brasil. O avião foi impedido de voar por autoridades certificadoras após dois acidentes na Indonésia e na Etiópia que mataram 346 pessoas em cinco meses em 2018 e 2019.

A Autoridade Federal de Aviação norte-americana (FAA) já havia autorizado a Boeing a retomar os voos com o modelo. A Anac havia informado que verificaria se as modificações propostas eram seguras e atendiam aos requisitos.

"A Diretriz de Aeronavegabilidade da FAA foi adotada também pela Anac e tem vigência automática no Brasil, devendo ser cumprida de imediato pelos operadores aéreos que pretendem operar o modelo [...] Dentre as exigências de projeto está a determinação para a reconfiguração do sistema de controle de voo desse modelo de aeronave, a correção do roteamento do conjunto de cabos, revisões de procedimentos incorporados ao manual de voo e testes de recalibração dos sensores", diz a Anac em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp