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Metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne, aponta pesquisa

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A pesquisa ouviu pessoas com renda acima de R$ 4.180,00 e foi bancada por 11 empresas de alimentos  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 07/12/2020, às 17h57   Redação BNews


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Uma pesquisa inédita feita pelo The Good Food Institute Brasil (GFI) junto ao Ibope, mostra que o mercado plant-based passou de tendência à realidade no Brasil. O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões, aponta que metade dos brasileiros reduziu o consumo de carnes nos últimos 12 meses.

Segundo informações publicadas pelo Globo Rural, cerca de 47% dos entrevistados comeram carne bovina, e 43% consumiram carne de frango no máximo uma vez por semana. O número é ainda maior para suínos (83%) e peixes (92%). Ainda de acordo com o site, dos que diminuíram, metade passou a consumir menos carne em cada refeição em vez de tirá-la do dia a dia.

O levantamento mostrou também uma redução no consumo de derivados de proteína animal. Entre os entrevistados, 42% disseram que consomem leite no máximo uma vez por semana. O número é menor no caso de ovos (41%) e laticínios (36%). A pesquisa ouviu pessoas com renda acima de R$ 4.180,00 e foi bancada por 11 empresas de alimentos. 

Outra conclusão da pesquisa é que a mudança passa pela oferta de produtos similares aos de origem animal. Dos entrevistados, 59% afirmaram ter comido alternativas vegetais ao menos uma vez por semana.

Para os consumidores a equação para isso é simples: sabor, aroma e textura semelhantes aos produtos de origem animal são a locomotiva que traz a reboque a busca por produtos mais naturais, nutritivos e sustentáveis com preço equivalente.

Preço

A expectativa é que os produtos apresentem preços mais competitivos à medida que a escala destes novos produtos aumentem, juntamente com o domínio das tecnologias e a oferta de ingredientes nacionais.

Ainda de acordo com a pesquisa, há uma predisposição maior de mulheres e jovens em experimentar as alternativas vegetais. Mas ainda há outro interesse percebido no estudo: a preocupação dos consumidores com a saúde. Por isso, as empresas buscam igualar ou até superar a quantidade de valor nutricional nas alternativas – cálcio no leite e proteína na carne vegetal, por exemplo.

Sobre ingredientes, o levantamento indicou uma boa aceitação do uso de soja nas alternativas vegetais, apesar de certa ressalva a produtos transgênicos. Há uma tendência de que a produção de soja para consumo humano aumente, puxada pela nova demanda. 

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