Brasil

Falta de insumo obrigam montadoras a parar produção, diz Anfavea

Arquivo/Agência Brasil
O presidente da instituição já havia relatado a ocorrência de "microparadas" na cadeia de suprimentos   |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 07/12/2020, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A falta de peças nas linhas de montagem acendeu o sinal de alerta nas montadoras de veículos instaladas no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), existe a possibilidade de linhas pararem nesta semana, afetando o desempenho de fim de ano do setor.

"O risco de paralisação é muito alto agora para dezembro, inclusive, talvez, para esta semana", afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, nesta segunda-feira (7). Moraes considera a situação como preocupante. "Esse é um risco imediato, não é teórico", acrescentou.

O presidente da Anfavea já havia relatado a ocorrência de "microparadas" na cadeia de suprimentos, o que inclui logística e a compra de matérias-primas que estão em falta. Segundo reportagem do Estadão, ele atribuiu o quadro de desabastecimento a um descompasso entre a retomada rápida da produção industrial e a capacidade de abastecimento dos fornecedores. Para Moraes, esse desequilíbrio pode ser corrigido em dois meses.

Moraes também voltou a ressaltar o aumento de custos na indústria automotiva em razão de reajustes de insumos, especialmente o aço. "O aumento de aço vai na veia. É quase impossível não repassar esse custo [...] As siderúrgicas lançaram um bumerangue que pode voltar para elas na forma de queda de volumes", comentou o presidente da Anfavea, referindo-se ao impacto dos preços mais altos sobre a demanda por automóveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp