Brasil

Após atacar repórter em vídeo, porta-voz da PM do RJ é exonerada

Reprodução/Youtube
A ordem para exoneração partiu do próprio governador em exercício do Estado, Cláudio Castro (PSC)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 09/12/2020, às 16h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A tenente-coronel Gabryela Dantas foi exonerada do cargo de porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, após aparecer em um vídeo divulgado nos canais da PM nas redes sociais, fazendo críticas a um repórter dos jornais Extra e O Globo. A ordem para exoneração partiu do próprio governador em exercício do Estado, Cláudio Castro (PSC).  

O vídeo foi gravado após a publicação de uma matéria que apresentava dados oficiais da própria corporação para mostrar o aumento do consumo de munição por policiais do batalhão que está sendo investigado pelas mortes das meninas Emilly e Rebeca, no último sábado (5). 

A tenente-coronel classificou o trabalho do repórter como "covarde e inescrupuloso", além de citar o nome do profissional algumas vezes e incentivar o compartilhamento do vídeo. Por conta de sua fala, o jornalista passou a receber uma série de ataques nas redes sociais. 

Durante o dia, entidades de classe e órgãos que atuam em defesa da liberdade de expressão manifestaram repúdio à atitude da policial. Os jornais Extra e O Globo também se manifestaram.

"Faz parte da prática jornalística diária lidar com críticas, contestações e pedidos de reparação de alguma informação. No entanto, a Editora Globo repudia os ataques feitos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, que, por meio de um vídeo oficial, classificou o repórter como inimigo da corporação e incentivou a população a divulgar vídeo. Não é papel de uma instituição de Estado atacar pessoalmente um profissional nem incitar a população contra ele", diz um trecho.

A decisão de exonerar a tenente-coronel foi tomada na tarde desta quarta-feira (9), depois que o governador conversou por telefone com o comandante do batalhão investigado com o secretário de Polícia Militar, José Rogério Figueredo, que oficializará a saída.

Segundo o UOL, ao governador, disseram que a decisão de gravar o vídeo foi tomada pela própria tenente-coronel. A PM deve tornar pública a saída de Gabryela do cargo até o final do dia, através das suas redes sociais. Castro também deve se posicionar sobre o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp