Brasil

Governo Bolsonaro nomeia apenas uma associação do movimento negro para compor conselho de igualdade racial

Divulgação
Por meio de nota enviada à coluna, o Ministério dos Direitos Humanos, chefiado por Damares Alves, se limitou a dizer que "a Rede Mulheres Negras do Paraná foi habilitada por cumprir os pré-requisitos estabelecidos no Edital 03/2020"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/02/2021, às 11h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Das 19 vagas da sociedade civil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o governo Jair Bolsonaro conseguiu preencher apenas sete, e apenas uma delas foi destinada a uma associação ligada ao movimento negro, a Rede Mulheres Negras do Paraná.

O governo Bolsonaro nomeou apenas uma associação ligada ao movimento negro para compor uma das 19 vagas da sociedade civil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). A informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

De acordo com a matéria, o governo também só conseguiu preencher sete do total de vagas. O CNPIR foi criado durante o governo Lula (PT) para propor políticas de igualdade racial com ênfase na população negra. As outras seis associações escolhidas pelo governo federal representam judeus, ciganos e indígenas.

"[O conselho] tem por finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial e de reduzir as desigualdades raciais, inclusive no aspecto econômico e financeiro, social, político e cultural, ampliando o processo de controle social sobre as referidas políticas", diz seu decreto de criação, de 2003.

Por meio de nota enviada à coluna, o Ministério dos Direitos Humanos, chefiado por Damares Alves, se limitou a dizer que "a Rede Mulheres Negras do Paraná foi habilitada por cumprir os pré-requisitos estabelecidos no Edital 03/2020".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp