Brasil

Caso Henry: Imagem mostra Jairinho comendo sanduíche entregue pelo diretor de presídio; assista

Reprodução / Câmeras de segurança
Jairinho e Monique estão em isolamento devido à Covid-19   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Câmeras de segurança

Publicado em 16/04/2021, às 10h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após oito dias preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro, o médico e vereador Jairinho (sem partido) foi flagrado recebendo um sanduíche de um diretor da unidade. Ricardo Larrubia da Gama entrega a comida às 15h30 na recepção do presídio. 

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, o sanduíche é o mesmo que foi entregue para os demais detentos daquele dia. Para ele, não há regalias dentro da prisão. Montenegro também informou que não foi aberto nenhum procedimento para ter investigação das denúncias, porque as imagens das câmeras de segurança foram analisadas.

"Após análise das imagens do circuito interno de câmeras, a Secretaria de Administração Penitenciária decidiu não instaurar qualquer tipo de procedimento disciplinar contra o diretor da unidade. Qualquer pessoa que tiver acesso às imagens perceberá que, por volta das 15h30, em ambiente comum da unidade, foi entregue ao interno Jairo o mesmo “kit lanche” que se oferece a todos os internos que estejam em trânsito para audiências. De fato, é o diretor quem entrega o lanche ao vereador, mas se trata do mesmo lanche que se oferece aos presos em trânsito para audiência", comentou ao site O Globo.

O secretário ainda disse que encaminhou a justificativa do atraso na extração das imagens e que já comunicou ao Ministério Público. Montenegro também elogiou o diretor por ter pedido exoneração do cargo. "Não posso deixar de prestar minhas sinceras homenagens ao policial penal Ricardo Larrubia, que com tantos anos de bons serviços prestados ao sistema penitenciário, diante das denúncias optou por pedir exoneração da função de diretor do Presídio Frederico Marques", informou. Larrubia será o novo diretor do Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro do Rio. 

Vale lembrar que o casal está cumprindo isolamento social de 14 dias por conta da Covid-19, procedimento padrão nos dias atuais nas penitenciárias antes de se juntarem com o restante dos detentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp