Brasil

Piscina de condomínio de alto padrão desaba em garagem e assusta moradores

Divulgação/Defesa Civil de Vila Velha
 O fato aconteceu na Praia de Itaparica, por volta das 22h; não houve nenhuma vítima.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Defesa Civil de Vila Velha

Publicado em 23/04/2021, às 18h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma piscina desabou em cima de uma garagem, na noite de quinta-feira (23), em um condomínio de alto padrão em Vila Velha, no Espírito Santo. O fato aconteceu na Praia de Itaparica, por volta das 22h. Não houve nenhuma vítima.

"Foi um tremor e um barulho muito forte. A minha irmã, que estava no prédio, contou que parecia até uma batida e não fazia ideia do que poderia ser. A estrutura fica exatamente embaixo da rampa por onde passam os carros", disse o engenheiro de computação Gabriel Giorisatto.

Segundo o UOl, logo após o incidente, os moradores sentiram um cheiro muito forte de gás da piscina, contruída em 2018, que era aquecida. O fornecimento de gás foi interrompido, o que impediu uma possível explosão.

A Defesa Civil disse que o piso da garagem ameaçava ceder por causa do impacto. Mas não há risco estrutural para o prédio. Para que a segurança seja garantida, os 90 apartamentos foram esvaziados e o acesso será iberado novamente depois que a construtora responsável pelo prédio, Argo, mostrar um laudo estrutural.

Ainda de acordo com o UOL, a perícia das equipes de profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou que o aço no fundo da piscina não estava preso: "o engastamento é o aço que passa por baixo da piscina e ele se prende a outra estrutura pra segurar esse fundo. Ele passa por uma laje e fica preso a uma outra estrutura. Isso evita que o fundo possa ceder. E, neste caso, ele não estava preso", disse o gerente de fiscalização do Crea, Leonardo Leal.

A Argo explicou, em nota, que está ajudando famílias que precisam também colaboram com autoridades e órgãos competentes para apurar as causas do desabamento.

"A desocupação das torres, orientada pela Defesa Civil, é uma iniciativa preventiva neste momento, até que todas as avaliações necessárias sejam realizadas. A empresa se prontificou de imediato em arcar com todos os custos de hotel aos moradores", disse a construtora. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp