Brasil

Modelo de prévias no PSDB pode atrapalhar planos de Doria à Presidência; entenda

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/05/2021, às 18h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenta implantar eleição direta no partido, para que 1,4 milhão de filiados consigam escolher quem deve ser o candidato à Presidência da República. Porém, seus planos podem não dar certo.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, Doria defende que esse seja o modelo do pleito interno, mas o PSDB discute uma forma que dê mais peso à escolha de quem tem mandato e calcule o peso proporcional de cada estado, o que diminuiria a vantagem da máquina partidária de São Paulo, controlado pelo PSDB há três décadas.

Essa última tese é defendida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também é especulado como candidato à Presidência. Leite tem apoio de parte da bancada da sigla, que também deu sinais a favor do senador cearense Tasso Jereissati. Se o voto de parlamentares contar mais, pode dar vantagem a algum deles. A comissão criada pelo partido para definir as regras da disputa prévia deve apresentar um relatório para a direção da sigla na segunda-feira.

De acordo com a reportagem, a proposta de Doria é vista como de difícil viabilidade em meio à pandemia. Correligionários ligados à direção nacional chamam a atenção para problemas logísticos de uma votação direta. Afirmam ainda que há incertezas sobre a atualização dos cadastros e que parte deles pode estar defasado.

Líderes do PSDB sugerem um sistema de votação que permita a participação dos filiados, mas que dê pesos diferentes a quem tem mandato. Essa hipótese contraria os planos de Doria. Nas últimas semanas, o governador paulista tem intensificado sua posição para que a votação de todos os filiados, sem distinção de peso, seja aceita. Ele chegou a fazer um apelo a aliados e ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em um evento no dia 12.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp