Brasil

Mesmo sem festejos, Sobape lista cuidados para proteger crianças no São João

Pixabay
Brincadeiras com fogueiras, fogos e bebida alcoólica devem ser evitadas pelos menores  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/06/2021, às 18h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo com a suspensão dos festejos tradicionais de São João, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça as orientações que costuma fazer aos pais e responsáveis para assegurar a proteção de crianças e adolescentes nesta época do ano. Brincadeiras com fogos, proximidade de fogueiras e consumo de bebida alcoólica não devem constar na cartilha dos menores, adverte a pediatra Márcia Barreto, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sobape.

Associadas a esses cuidados estão as medidas de proteção sanitárias já conhecidas da população para evitar a contaminação pelo novo coronavírus: distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

De acordo com a pediatra Márcia Barreto, é preciso manter a vigilância mesmo nos casos de famílias que vão celebrar a data isoladas em sítios e fazendas. “As brincadeiras sempre devem acontecer com a supervisão de um adulto, sem que as crianças fiquem sozinhas ou acompanhadas de uma criança maior”, aconselha.

“Se for soltar fogos, que sejam os adultos que o façam. Sempre com cuidado de usar luvas de couro e protegendo os olhos”, acrescenta. Ela ainda pontua os perigos de crianças inalarem fumaça, especialmente aquelas portadoras de alergias e infecções respiratórias.

Queimaduras

Outra advertência diz respeito a medidas simples para evitar ocorrências de queimaduras, frequentes neste período. 

“Recomendamos não deixar álcool e velas acesas ao alcance das crianças, assim como líquidos e bebidas quentes, que causam queimaduras por escaldadura”, destaca a pediatra Márcia Barreto, ao orientar atenção dobrada com crianças menores de 5 anos.

“É necessário adotar medidas de modificação de ambiente, substituição do álcool líquido pelo álcool em gel, por exemplo, e manter os produtos inflamáveis longe do alcance das crianças”, reforça a pediatra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp