Brasil

Problema no sistema do CNPq deixa cientistas sem acesso ao currículo Lattes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Indignados com a situação, os cientistas estão usando o termo "apagão do CNPq" nas redes sociais para se manifestar sobre a situação  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 27/07/2021, às 19h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cientistas brasileiros relatam que desde o dia 24 de junho estão enfrentando dificuldade para acessar o currículo Lattes e diversos sistemas de informática do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O órgão está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O CNPq é vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Indignados com a situação, os cientistas estão usando o termo "apagão do CNPq" nas redes sociais para se manifestar sobre a situação e contar como o trabalho deles é prejudicado por essa indisponibilidade.

De acordo com reportagem do G1, o Conselho emitiu nota informando que já identificou a causa do problema e que está tomando as providências para resolver a pane.

A plataforma Lattes é um site que reúne toda a trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros. Nele, professores e estudantes cadastram as informações sobre a produção acadêmica, as pesquisas em andamento ou finalizadas, os artigos publicados, as bolsas conquistadas, entre muitos outros detalhes.

Ainda de acordo com o G1, ter esse currículo atualizado costuma ser uma das primeiras exigências a todos que integram a área acadêmica, especialmente na hora de se candidatar a projetos e vagas de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp