Brasil

Servidores do Correio buscam aproximação com Senado e podem fazer grave para impedir privatização

Fernando
Outra possibilidade é que seja barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa uma ação que conta com manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR)  |   Bnews - Divulgação Fernando

Publicado em 06/08/2021, às 08h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Impactados com a aprovação do projeto de privatização dos Correios na Câmara Federal nesta quinta-feira (5), os servidores da estatal buscam aproximação com o Senado para tentar reverter o processo. Eles podem ainda fazer uma greve nacional para tentar barrar a venda para a iniciativa privada. 

Outra possibilidade é que seja barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa uma ação que conta com manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Atualmente, 90 mil pessoas trabalham nos Correios. José Aparecido Gandara, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), diz que o impacto com a venda dos Correios é imensa para os funcionários e, consequentemente, para as suas famílias, justamente em um momento de crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19.

A percepção dos trabalhadores, que segundo Gandara precisam neste momento contar com a força e a pressão da população, é de que o custo das tarifas do serviço de entrega e postal vão aumentar consideravelmente.

"Muito, vai aumentar muito. Você imagina que hoje os Correios têm imunidade tributária. E não faz sentido dar imunidade tributária para empresa privada. Só isso vai significar aumento imediato de pelo menos 10% na tarifa", disse o vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), Marcos César Alves Silva, em entrevista ao podcast do Estadão.

O Governo Federal, em contrapartida, acredita que a iniciativa vai ajudar a trazer invstimentos para o setor e impulsionar o mercado, gerando novos empregos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp