Brasil

Taxas cobradas a personal trainers em academias é tema de audiência pública

José Cruz/Agência Brasil
Representantes da classe dos personal trainers questionaram o motivo da cobrança da taxa aos profissionais  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 24/08/2021, às 21h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira (24), uma audiência pública virtual para discutir as cobranças de taxas pelas academias para os profissionais de educação física (personal trainers). Segundo vereadores que participaram da audiência, a temática já vem sendo amplamente discutida no Brasil, inclusive com entendimentos divergentes em alguns estados. 

“A questão de judicializar não é a solução. O que deve acontecer é ouvir as dores que cada um e buscar concessões das partes para que não vá a esfera jurídica. Isso pode ser resolvido com diálogo. Nesse embate tem os profissionais questionando que as academias estão se apropriando da situação como mecanismo de receita. Do outro lado, os donos das academias que podem citar a questão de gastos. Precisamos saber quem está disposto a fazer concessão em nome da saúde de todos”, declarou o procurador do Estado, Damião Tenório.

Representantes da classe dos personal trainers questionaram o motivo da cobrança da taxa aos profissionais, atentando que o aluno já realiza o pagamento da mensalidade. Segundo educadores físicos, é preciso haver um acordo entre as classes, pois, muitas vezes, os profissionais pagam uma taxa maior do que a mensalidade do aluno. 

Nesse embate há três partes envolvidas: academias, trainers e clientes. “Apenas 25% das academias cobram taxa do personal e a gente quer que esses espaços tenham o direito de exercer sua autonomia”, disse a presidente do SINDFIT-CE, Juliana Sá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp