Brasil

Bancos podem ser responsabilizados por golpe do boleto falso, alerta Procon

Reprodução/Pixabay
Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 03/09/2021, às 18h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Procon de São Paulo vai exigir que os 120 bancos ligados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aumentem os sistemas de autenticação e segurança das cobranças que emitem para evitar o golpe do boleto falso. As informações são do site 6 minutos, do UOL.

“Seja por um código QR ou por algum tipo de autenticação, como aquele que pede alguns números do CPF, os bancos vão ter que aumentar a segurança dos boletos para evitar fraudes”, diz Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

Os bancos também terão que fazer uma campanha de esclarecimento para os consumidores alertando sobre as fraudes. “Se não fizerem assim, os bancos vão ser responsabilizados quando o consumidor pagar algum boleto falso por engano”, afirma ele.

O golpe

Segundo levantamento da Serasa Experian, no primeiro semestre deste ano houve 1,9 milhão de fraudes financeiras, incluindo o golpe do boleto falso. É um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020 e o maior volume já registrado no semestre desde o início do índice, em 2011.

O golpe funciona assim: os boletos chegam por e-mail e apresentam dados corretos, como o nome completo da pessoa ou o número do telefone celular. E o valor cobrado é, geralmente igual ou muito parecido com o da conta verdadeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp