Brasil

Associação indígena denuncia morte de crianças yanomamis sugadas por draga de garimpo

Divulgação
Segundo relatos, eles brincavam “próximos à balsa de um garimpo instalada no local”, quando foram sugados pelo equipamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/10/2021, às 11h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Hutukara denuncia a morte das duas crianças indígenas na Terra Yanomami, em Alto Alegre, município de Roraima, que foram sugadas por uma draga utilizada por garimpeiros no rio Parima na última quarta-feira (13), de acordo com denúncias de lideranças locais.

Segundo relatos, eles brincavam “próximos à balsa de um garimpo instalada no local”, quando foram sugados pelo equipamento. As crianças yanomamis tem como cultura brincar nos rios e não necessitam da supervisão dos mais velhos. 

A coordenação da Hutukara acionou o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Y´ekwana (Condisi-Y) e o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Desei-Y), que disponibilizou uma aeronave para o sobrevoo no local. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Corpo de Bombeiros foram acionados pelo Condisi-Y e, no mesmo dia, os bombeiros iniciaram as buscas.

Leia mais

-Conselho de Saúde indígena relata mortes por Covid-19 de crianças Yanomami em Roraima

-Menina de 5 anos é estuprada na zona Rural de Roraima; suspeito é preso

-Barroso, do STF, critica governo e determina medidas para proteção de duas terras indígenas

A Funai, até o momento, não se manifestou sobre o caso.

O corpo de uma das crianças da comunidade Macuxi Yano, um menino de cinco anos, foi encontrado durante a tarde no mesmo dia. No dia seguinte, o outro garoto de 7 anos também foi localizado sem vida.

Desde dezembro de 2020, a degradação da floresta aumentou em 118,96 hectares, um crescimento de 53%. A vulnerabilidade da comunidade só aumenta, com a ocupação do local pelo garimpo ilegal.

A nota da Hutukara traz, ainda, o alerta feito em setembro de 2021 pelo Fórum de Lideranças da Terra Indígena Yanomami: “o aumento da atividade garimpeira ilegal na TIY está se refletindo em mais insegurança, violência, doenças e morte para os Yanomami e Ye´kwana”.

Leia a nota na íntegra:

A Hutukara Associação Yanomami (HAY) recebeu na manhã desta quarta-feira (13) a informação de lideranças indígenas da comunidade Makuxi Yano, região do Parima, Terra Indígena Yanomami, sobre o desaparecimento de duas crianças ocorrido no final da tarde de ontem.

Segundo o relato, dois meninos, de 05 e 07 anos, brincavam no rio que banha a comunidade, próximo à balsa de garimpo instalada no local, quando foram sugados e cuspidos para o meio do rio e levada pelas correntezas.

A Hutukara encontrou entrou em contato com o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-Y) que por sua vez acionou a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o Corpo de Bombeiros para se deslocarem ao local na busca pelos corpos e enviou ainda um ofício ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) solicitando um voo urgente para o local do acidente.

Ainda no final da manhã, o corpo do menino de 05 anos foi encontrado pela comunidade. A outra criança segue desaparecida.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Roraima informou que recebeu a solicitação do CondisiY referente ao afogamento de duas crianças indígenas que teriam sido levadas pela correnteza de um rio na região do Parima, município de Alto Alegre.

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros vão se deslocar ainda hoje até a região para iniciar as buscas em uma aeronave disponibilizada pelo Dsei-Y.

Procurados, o Dsei-Y e a Funai ainda não se manifestaram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp