Brasil

Blogueiro terá que indenizar jornalista global

Publicado em 08/07/2012, às 08h16   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O blogueiro Rodrigo Vianna foi condenado a indenizar em R$ 50 mil por danos morais o diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel. Vianna, que trabalhou durante 12 anos na TV Globo e em 2006 não teve seu contrato renovado "por razões técnicas" publicou na internet, em seu blog "O escrivinhador" que Kamel teria sido ator de filmes pornográficos na juventude, além de outras acusações consideradas difamatórias.

O advogado do jornalista, João Carlos Miranda Garcia de Sousa, diz que os artigos publicados pelo blogueiro mostram “verdadeira obsessão em difamar” Ali Kamel, o que não pode ser considerado mera coincidência. O réu, na defesa, disse que fizera apenas uma brincadeira com seu ex-chefe, e que a linguagem da internet autorizava até mesmo expressões chulas.

Na sentença, a juíza Andrea Quintela afirma que "todos os meios de comunicação, fomentados por jornalistas, devem se pautar pela verdade, pela ética e pelo profissionalismo", rejeitando o argumento do réu.  “É bastante difícil, diante do contexto dos fatos nesta ação, concordar com o réu quando ele afirma que o uso das expressões acima serve como crítica ao desempenho profissional do autor", diz a juíza a certa altura de sua sentença. A juíza Andrea Quintela disse que o objetivo da punição "é assegurar que as críticas sejam feitas nos limites do direito de informação".


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp